Mundo

Charlie Hebdo: edição especial tem homenagens e humor ácido

 A edição dos sobreviventes” da Charlie Hebdo, que esgotou rapidamente nas bancas da França nesta quarta-feira, traz desenhos de humor ácido com o atentado à sede da revista, há uma semana. Além de textos com homenagens aos cartunistas mortos, as charges usam os acontecimentos para fazer críticas sociais e piadas, inclusive com teor sexual.

  A capa de Charlie Hebdo estampa Maomé chorando, com o cartaz Je Suis Charlie. No topo, a frase: tudo está perdoado. Em um editorial nas páginas dois e três, o redator chefe Gérard Biard diz que, em uma semana, o “jornal ateu fez mais milagres que todos os santos e profetas reunidos”.

  Biard faz um desabafo sobre as críticas sofridas nos últimos anos pelas sátiras a religiões, em que as pessoas condenavam as ameaças contra os cartunistas, mas não os apoiavam completamente. Em volta, charges de Cabu, Charb, Tignous e Wolisnki, cartunistas mortos no dia 7 de janeiro.

c11

 Uma delas, de autoria de Tignous, ironiza a lenda de que os terroristas seriam premiados com 70 virgens. “Não podemos tocar no pessoal do Charlie Hebdo. Se não, esses desgraçados vão se passar por mártires e, no Paraíso, vão roubar todas as nossas virgens”, diz, mostrando três homens conversando.

O mesmo tema é usado na contracapa. Um desenho de Luz, mesmo autor da capa, mostra os dois responsáveis pelo ataque chegando ao Paraíso. “Onde estão nossas 70 virgens”, perguntam. “Com a equipe de Charlie, perdedores”, respondem as vítimas.

c12

Ao lado, um desenho de Catharine faz uma crítica social. “Enquanto isso, em Bangladesh”, diz a charge, que mostra pessoas fabricando camisetas com a frase “Je suis Charlie”. O país é conhecido pela indústria de roupas com trabalhadores em condição degradante.

c14

Em uma referência a Wolinski, um desenho assinado por Besse mostra o cartunista de 80 anos morto com asas de anjo, e feliz por ter retomado a ereção. Wolinski era conhecido pelos seus desenhos com forte conteúdo erótico.

Fonte: TERRA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com