Câmara dos deputados chilena aprova plebiscito para Constituinte

Escrito por
Atualizado: novembro 12, 2019

De acordo com a casa legislativa, o presidente da República do Chile terá até 90 dias para para convocar o plebiscito e organizar a votação

A Câmara dos Deputados do Chile aprovou, nesta segunda-feira (11), duas propostas para conter as manifestações populares que o país vem enfrentando nas últimas semanas. Os protestos já causaram inúmeras perdas e prejuízos.

A primeira medida aprovada é um plebiscito para que a população vote se deseja ou não uma nova Constituição para o país. O segundo projeto aprovado versa sobre o texto propriamente de uma nova Constituição, que ainda terá que ser escrito.

Segundo o deputado Matías Walker Prieto, o plebiscito terá de ser convocado em até 90 dias. Segundo parlamentar, após uma sessão que durou dez horas de debates, a Comissão de Constituição da Câmara de Deputados aprovou por 7 votos a favor e 6 contra a proposta.

De acordo com o texto, o presidente da República do Chile tem até 90 dias para para convocar o plebiscito e realizar o pleito.

De acordo com a Câmara, a mesma comissão deverá se pronunciar sobre o artículo que dirá como deverá ser feita a nova Constituição.

 

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.