Mundo

8 pela taça

As quartas de final da Copa começam na sexta-feira com uma situação inédita: reúnem os primeiros colocados dos oito grupos da fase de classificação. Desde que a fórmula com 32 seleções foi adotada, na França’1998, a melhor performance conjunta dos líderes de chave havia sido há quatro anos, na África do Sul, onde sete deles chegaram às quartas, só ficando de fora os Estados Unidos. O confronto de maior destaque – França x Alemanha, sexta, às 13h, no Maracanã – é o único entre campeões mundiais. Brasil e Colômbia, no mesmo dia, às 17h, no Castelão, fazem duelo sul-americano. A Holanda, em busca do título inédito, pegará a maior surpresa da competição, a Costa Rica, sábado, às 17h, na Fonte Nova. Às 13h, no Mané Garrincha, a Argentina, de Messi, enfrentará a Bélgica, apontada como provável sensação.


1) BRASIL
POSITIVO

A Seleção Brasileira conta com um dos destaques da Copa, Neymar, autor de quatro gols. A equipe de Luiz Felipe Scolari tem uma base desde a Copa das Confederações no ano passado e também conta com o apoio da maioria dos torcedores nos estádios.

NEGATIVO
O time ainda não onseguiu repetir o futebol da Copa das Confederações. Jogadores importantes, como os laterais, não andam bem, e é grande a dependência do desempenho de Neymar. A pressão para ser campeão parece estar perturbando os jogadores, que se mostram emocionalmente instáveis.


2) COLÔMBIA
POSITIVO

O armador James Rodríguez, artilheiro da Copa com cinco gols, tem brilhado, compensando a ausência do atacante Falcao García. A equipe é forte na criação, ofensiva e tem 100% de aproveitamento. O técnico argentino José Pékerman jamais perdeu um jogo de Copa. O goleiro Ospina também tem-se destacado.

NEGATIVO

É a primeira vez que a Colômbia disputa as quartas de final de um Mundial. A falta de experiência nessas situações pode pesar num confronto contra a equipe da casa. O retrospecto negativo em jogos diante do Brasil também pode pesar psicologicamente.

3) FRANÇA
POSITIVO

À exceção do 0 a 0 com o Equador, na última rodada da primeira fase, a Seleção Francesa fez boas apresentações neste Mundial do Brasil. Mesmo sem o atacante Ribéry, cortado às vésperas da competição, o time tem mostrado força ofensiva graças a Pogba e Benzema.

NEGATIVO
O sistema defensivo ainda não foi inteiramente testado nesta competição. E no duelo com a Alemanha, o retrospecto em Mundiais, favorável aos germânicos, pode falar mais alto. A oscilação nas atuações de jogadores como o atacante Giroud também pode atrapalhar os Bleus.


4) ALEMANHA
POSITIVO

O destaque da Seleção Alemã está na frente, com jogadores como Özil e Müller, autor de quatro gols em quatro jogos. A força física é outro ponto forte da equipe, que ainda conta com um goleiro da qualidade de Neuer e boas opções no banco de reservas.

NEGATIVO
A Alemanha ainda não repetiu a atuação da estreia, quando goleou Portugal por 4 a 0. O favoritismo pode pesar contra para um país que não conquista o título desde 1990 e acabou batido nas semifinais em 2006 e 2010. A defesa, sem laterais de ofício, joga em linha e deixa espaços.


5) HOLANDA
POSITIVO

Os holandeses venceram as quatro partidas que disputaram, três delas de virada. O atacante Robben tem mostrado fôlego e habilidade para levar o time para a frente, e a seu lado estão Van Persie e Sneijder. Tanto que a Laranja tem o melhor ataque do torneio, com 12 gols.

NEGATIVO
A falta de tradição pode pesar num mata-mata – nas oitavas, a Costa Rica passou nos pênaltis pela Grécia, outra surpresa da primeira fase. O técnico Jorge Luís Pinto não terá o zagueiro Oscar Duarte, suspenso, nem o reserva imediato, Roy Miller, contundido.


6) COSTA RICA
POSITIVO

Como já fizeram mais do que era esperado, os jogadores do time entram em campo agora sem qualquer pressão pelo resultado. Eles já mostraram que não têm medo de enfrentar bichos-papões, como os campeões Itália, Uruguai e Inglaterra. O goleiro Navas está em excelente forma.

NEGATIVO
A falta de tradição pode pesar num mata-mata – nas oitavas, a Costa Rica passou nos pênaltis pela Grécia, outra surpresa da primeira fase. O técnico Jorge Luís Pinto não terá o zagueiro Oscar Duarte, suspenso, nem o reserva imediato, Roy Miller, contundido.


7) ARGENTINA
POSITIVO

A presença do craque Messi já mostrou ser suficiente para a Argentina chegar às vitórias, mesmo que no sufoco. Além dele, Di María se destaca na armação. Apontado como a principal deficiência da equipe antes da Copa, o goleiro Romero vem fazendo defesas importantes.

NEGATIVO
A falta de um título desde a Copa América de 1993 é um peso extra para os argentinos, que nas duas últimas Copas foram eliminados pelos alemães nas quartas de final. A contusão do atacante Agüero diminui a força ofensiva da equipe, que ainda não foi capaz de vencer por mais de um gol de vantagem.

8) BÉLGICA
POSITIVO

Finalmente, a Seleção apontada como sensação da Copa mostrou futebol convincente no confronto com os Estados Unidos, pelas oitavas de final. Qualidade individual não falta à equipe, que tem jogadores como o goleiro Courtois, o armador Hazard e o atacante Lukaku, entre outros.

NEGATIVO
A falta de tradição e a expectativa por finalmente voltar a conseguir resultado expressivo, como o quarto lugar no México’1986, podem aumentar a pressão sobre os jogadores belgas, que têm desperdiçado muitas chances de gol, algo preocupante em mata-matas equilibrados.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
google.com, pub-7782545053471182, RESELLER, f08c47fec0942fa0 #adxnobeta google.com, pub-6305837203541982, RESELLER, f08c47fec0942fa0 #adsensenobeta advertising.com, 27019, RESELLER #VerizonVideonobeta adtech.com, 11471, RESELLER #VerizonDisplaynobeta rubiconproject.com, 20572, DIRECT, 0bfd66d529a55807 #rubiconnobeta rtbhouse.com, TDT9X1pgz7VI2ogjzQLQ, RESELLER #RTBHousenobeta criteo.com, 167147, DIRECT #Criteonobeta vdopia.com, 15003, DIRECT, 49a66ce31a704197 #video nobeta chocolateplatform.com, 15003, DIRECT, 49a66ce31a704197 #video nobeta vdopia.com, 15003, DIRECT, 49a66ce31a704197 #banner nobeta chocolateplatform.com, 15003, DIRECT, 49a66ce31a704197 #banner nobeta appnexus.com, 3153, RESELLER, f5ab79cb980f11d1 #nobeta152media appnexus.com, 10478, RESELLER, f5ab79cb980f11d1 #nobetaFI

BAIXE NOSSO APLICATIVO

TEMPO REAL

EM LINHAS GERAIS

TEIA DIGITAL

RESENHA POLÍTICA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com