Interior

ROLIM DE MOURA: Município entra na rota do Mapeia Rondônia com a realização de 460 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19

Drive-thru movimentou o município de Rolim de Moura, com realização de testagens rápidas para diagnostico da Covid-19

A realização de testes rápidos, com objetivo de identificar a infecção pelo coronavírus na população, movimentou durante toda a manhã de sexta-feira (18), o município de Rolim de Moura, quando foi realizada mais uma ação do projeto Mapeia Rondônia desenvolvido pelo Governo do Estado para testes em massa, visando na detecção e em caso de resultado positivo, iniciar rapidamente as providências relacionadas à prevenção e ao tratamento. Os testes rápidos ocorreram no formato de drive-thru, onde foram realizadas 460 testagens em pouco mais de quatro horas de atuação.

O Governo do Estado chegou ao 7º drive-thru, totalizando mais de 5.600 testes rápidos realizados neste formato, distribuídos da seguinte forma: Porto Velho – 6 de junho (mil testes, destes 112 tiveram resultado positivo); Cacoal – 13 de junho (598 pessoas fizeram os testes, com 23 testando positivo à Covid-19); Extrema – 27 de junho – (200 testes rápidos, dos quais 11 testaram positivos); Porto Velho – 4 de julho – (1.543 testes, dos quais 261 foram positivados); Vista Alegre do Abunã – 11 de julho (500 testes rápidos, destes 35 pessoas testaram positivo); Ji-Paraná – 21 de agosto – (1.330 testes rápidos, 111 testaram positivo, 40 no drive-thru do Centro e 71 nas Unidades Básicas de Saúde).

Em Rolim de Moura, a testagem rápida foi dividida em duas frentes, com uma estrutura toda montada pelo Governo de Rondônia no Espaço Alternativo da cidade, onde foram realizados 407 testes. Já a outra frente de trabalho ocorreu na Unidade Básica de Saúde, com 53 registrados, totalizando 460. Dos testes rápidos realizados em Rolim de Moura, 64 apresentaram resultados positivos. Vale destacar que o Governo, durante todo o enfrentamento ao coronavírus, também incentivou e participou de ações de testagens rápidas realizadas por outros municípios.

NO TOPO DO RANKING NACIONAL

Com as ações do projeto Mapeia Rondônia, o Governo garantiu com que o Estado se mantivesse no topo do ranking nacional entre os que se destacam no trabalho com a população para detectar a infecção da doença antes que, em alguns casos, pudesse atingir o estágio mais grave.

Somado ao projeto Mapeia Rondônia, há a rápida resposta do Governo na informação exata com detalhamentos relativos à pandemia do coronavírus, o que tem garantido ao Estado um nível alto com parâmetros de qualidade de dados. Dessa forma, Rondônia se mantém no topo do ranking nacional do Índice de Transparência da Covid-19, uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) que avalia a qualidade dos dados e informações que têm sido publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.

Segundo explicado pelo secretário-adjunto de Estado da Saúde, Nélio de Souza, trata-se de um projeto mantido pelo Governo de Rondônia que visa levar à população uma testagem em massa, considerada importante, pois identifica as pessoas que estão acometidas pela Covid-19, podendo iniciar de imediato o tratamento.

“Dessa forma, se consegue fazer um tratamento prévio com essas pessoas e, consequentemente, impedindo com que o paciente com a Covid-19 posso parar no leito de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esse projeto tem sido destacado pelo governador do Estado, coronel Marcos Rocha, e objetiva realmente trazer uma segurança para a população. Se a pessoa apresentar positivo à Covid-19, ela sairá  já com o kit de tratamento para que possa se tratar em sua casa”, disse o secretário-adjunto, lembrando que o projeto Mapeia Rondônia está previsto para ser executado durante toda a pandemia do coronavírus, ou seja, enquanto não surgir uma vacina eficaz, o Governo do Estado estará com o projeto ativo para atender a população.

Conforme o boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia, publicado na quinta-feira (17), em Rolim de Moura registrava ainda 1.405 casos confirmados, apresentando uma grande quantidade de casos recuperados, com 1.302 no total.

RECONHECIMENTO PELA INICIATIVA

O 7º drive-thru organizado diretamente pelo Governo de Rondônia, teve inicio às 9 horas de sexta-feira (18) e o primeiro a ser atendido foi o aposentado Cirilo da Cunha que destacou a iniciativa do Governo em levar à população essa ação para o diagnóstico da Covid-19. “Todos estão de parabéns. Isso que deve ser feito mesmo e o mais importante é cuidar do povo, como está fazendo”, enfatizou.

“É mais fácil, para que possamos tirar logo a dúvida se estamos ou não com a Covid-19. Foi tudo muito rápido e em menos de 15 minutos saímos com o resultado”, disse a operadora de caixa de uma loja, Cícera Patrícia.

Já a odontóloga Elisângela Fátima acredita ser fundamental que o Governo do Estado se preocupe com a saúde da população. “Foi muito fundamental para todos. Temos que preservar a vida de cada um. Todo o trabalho foi muito bem organizado e isso é bom para nosso Estado. Estamos todos na torcida para que isso acabe logo (referindo-se à pandemia do coronavírus) e volte tudo ao normal”, disse a odontóloga, reforçando que a testagem é uma medida importante para encontrar pacientes assintomáticos, evitando a proliferação do coronavírus pela cidade.

FONTE:  SECOM/RO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com