Interior

OURO PRETO DO OESTE: Ação do CREAS encaminha várias pessoas em situação de rua para residências de familiares

Durante a ação, eles foram orientados sobre os cuidados preventivos contra o novo coronavírus e receberam um kit contendo álcool em gel e máscara

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – Novo Amanhecer, com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, realizou, na tarde desta sexta-feira (20), uma ação envolvendo pessoas em situação de rua na Estância Turística de Ouro Preto do Oeste.

As principais preocupações da SEMAS que levaram à realização da ação foram dar mais dignidade e quanto a vulnerabilidade e total falta de condições dos moradores de rua de se prevenirem contra a pandemia que vem se alastrando em todo o mundo e que já está se espalhando por Rondônia. Em Ouro Preto do Oeste, neste sábado (21), foram oficializados cinco casos de pessoas suspeitas de estarem contaminadas com o conoravírus.

A medida foi executada pelos profissionais do CREAS, como psicólogo, assistente social e orientadores sociais, que fizeram a abordagem em 8 pessoas e os convenceram a acompanhá-los voluntariamente até as dependências do CREAS. Lá, a equipe os orientou sobre os cuidados preventivos contra o novo coronavírus. Na oportunidade, foram entregues kits a cada um deles contendo álcool gel e máscaras.

A assessora especial da SEMAS, Geany Rodrigues Silva Oliosi, explicou que após diálogo, a equipe do CREAS convenceu a maioria a sair das ruas e ir para residências de seus familiares para terem uma vida mais digna e humana e também evitar que os mesmos fiquem expostos a um possível contágio, já que, na situação em que se encontram, correm grande risco. Após contato por telefone, os profissionais conseguiram falar com os familiares de 7 dos 8 abordados.

Dois moradores de rua quem têm familiares em Ouro Preto do Oeste concordaram em ir para casa. Outro, foi para residência de um irmão na zona rural próximo a Ji-Paraná. Três conseguiram ir para moradias de familiares em outros municípios. Um deles, a mãe mora em Portugal e envia mensalmente dinheiro para pagar um quarto onde o mesmo pernoita, mas que durante o dia fica na rua.

Em um caso, o abordado informou que queria ir para Belo Horizonte, onde seus parentes residem. A prefeitura comprou a passagem e os servidores do CREAS doaram calçado, roupas e o prefeito doou dinheiro para ele se alimentar durante a viagem. O embarque ocorreu na tarde deste sábado (21).

Momento em que um dos moradores em situação de rua embarca para Belo Horizonte

Geany informou que apenas três moradores de rua não foram localizados durante a ação, mas que eles já estão sendo acompanhados. No início da semana, os servidores do CREAS irão localizá-los e tentar convencê-los a irem para a residência de algum familiar.

A responsável pela pasta da SEMAS fez questão de explicar que a equipe do CREAS desde novembro vem realizando abordagens sociais a pessoas em situação de rua, uma vez por semana. Há casos em que a abordagem ocorre duas vezes. Nessas abordagens, Geany detalha que os profissionais buscam adquirir a confiança, saber o que os levou a viver nas ruas, de onde vieram e o contato de seus familiares.

A assessora especial esclareceu ainda que o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em ações como essa é para a segurança das funcionárias do CRAS em razão de muitos dos moradores de rua serem dependentes de uso de álcool ou drogas. Em alguns casos, durante a abordagem, se tornam agressivos.

Acrescentou que infelizmente grande parte da população não tem conhecimento de como é realizado o trabalho com as pessoas em situação de rua e até onde os funcionários do CREAS podem agir, devido à complexidade das leis vigentes. O Estado não pode simplesmente pegá-los à força e retirá-los das ruas. Essas ações requerem tempo e muitas vezes alguns deles não ficam muito tempo em uma cidade, o que dificulta ainda mais o trabalho de acompanhamento e abordagem.

FONTE: GAZETA CENTRAL

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com