JARU: Professora destaca o potencial do município em lançamento de livro

Escrito por
Atualizado: dezembro 3, 2019

Após o encerramento da solenidade, a escritora autografou os livros para o público

Aguardado com muita expectativa, o livro “Contando a História da Gente”, de autoria da também professora Ciderli Santana Souza foi lançado com sucesso no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Jaru na noite da última sexta-feira (29). A solenidade de lançamento contou a presença de diversas autoridades, entre elas, os ex-prefeitos de Jaru, Leomar José Baratella e Inaldo Pedro Alves, os também escritores jaruenses Elias Gonçalves, Teófilo Lourenço de Lima e Conceição Aparecida Onésio, conhecida como professora Nina; o vereador Antônio Carlos Bezerra; a presidente da OAB em Jaru, Ilizandra Sumeck Carminatti, o empresário Carlos Alberto Soares, além do pioneiro Francisco Pedro dos Santos, o Chico Pedro que nasceu na região em 1926 e inúmeras pessoas que foram ao local para apreciar o lançamento da obra. O cantor Anildo da Costa Castro, o Nill da banda Swing & Country cantou o hino de Jaru e com isso, abrilhantou o evento ainda mais.

Durante a cerimônia de abertura, a pastora Rute Souza trouxe uma palavra de gratidão para celebrar o momento e consagrou a Deus o livro que estava sendo lançado. O escritor Teófilo Lourenço de Lima, autor do livro “Do Monte Nebo a Jaru” e um dos grandes especialistas na história do município prestigiou a solenidade e fez um discurso nostálgico. Teófilo citou o nome de alguns pioneiros que foram desbravadores no contexto histórico local e ressaltou que “a memória deve ser preservada”, além de cobrar a construção de um museu da história de Jaru, uma vez que a cidade possui uma importante história que precisa ser preservada e devidamente valorizada por todos.

O ex-vereador jaruense e também esposo da escritora Ciderli Santana de Souza, Delmário Santana abordou em seu discurso parte dos bastidores da produção do livro desde o seu início. Delmário agradeceu ao escritor Teófilo Lourenço de Lima e considerou ser importante conhecer a própria história e “um passo importante é o trabalho produzido pelas pessoas que se dedicam a produzir uma narrativa histórica”. Em seguida, a professora Vandalúcia Brazão do Prado que atuou no município há vários anos destacou alguns fatos que marcaram a trajetória pessoal da escritora Ciderli Santana, seu envolvimento com a história jaruense, o perfil de liderança nata, além de citar alguns prêmios conquistados por Ciderli estando à frente de instituições de ensino.

Ao fazer o seu discurso, Ciderli Santana Souza disse estar muito feliz por ter a oportunidade de compartilhar uma das mais belas páginas da história e avaliou como um momento ímpar todo o processo de construção da obra. A escritora falou a respeito dos desafios enfrentados pelos pioneiros locais e ressaltou que “o registro é um importante passo para contar a história de cada um e possibilitar uma análise sobre o legado que está sendo deixado para as próximas gerações”.

Após o encerramento da solenidade, a escritora autografou os livros para o público que compareceu ao local e serviu um delicioso coquetel aos presentes. O livro traz muitas imagens raras da história de Jaru e um leque de informações que vai aguçar o leitor a observar cada detalhe e a partir daí formar o seu conceito sobre uma das mais importantes cidades do Estado de Rondônia.

Para adquirir o livro “Contando a História da Gente” basta entrar em contato com a autora através do WhatsApp (69) 9 9211-3667.

FONTE: JARU ONLNE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.