Interior

ARIQUEMES: Combate à Covid-19 tem reforço com ambulâncias tipo UTI Móvel entregues pelo MPT e TRT-RO/AC

Além das unidades móveis, em um total de seis, a destinação também abrange camas hospitalares

O combate à pandemia da Covid-19 no município de Ariquemes ganhou reforço de seis unidades de UTI móveis (ambulâncias) padrão SAMU para o transporte de pacientes que necessitam de atendimento de urgência e emergência. A compra dos veículos foi feita com a reversão de recursos de uma ação movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) que resultou em acordo homologado pela Justiça do Trabalho em dezembro de 2019. A entrega dos veículos às autoridades de saúde do Município feita pelo (MPT) e o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC) ocorreu na tarde de quinta-feira (18/06/2020).

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município (SEMSAU), as duas ambulâncias, tipo “A”, vão atender ao distrito de Bom Futuro e as quatro de suporte avançado, tipo “D” (UTI móvel), serão utilizadas para translado de pacientes de alta complexidade.

Além das ambulâncias, a Saúde municipal de Ariquemes também foi contemplada com vinte (20) camas hospitalares destinadas a compor e incluir novos leitos no hospital municipal de Ariquemes.

Em Ariquemes, de acordo com o Boletim diário sobre o coronavírus no Estado, divulgado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até a data de ontem (23/06/2020) haviam 1.001 casos do Covid 19 confirmados, 657 pacientes recuperados e 19 óbitos. Nos Municípios no entorno de Ariquemes os números são crescentes. Em Buritis os registros são de 84 casos confirmados, 32 recuperados e 2 óbitos. Em Montenegro: 49 casos confirmados, 23 recuperados e um óbito e em Machadinho do Oeste, 59 casos confirmados, 28 recuperados  e um óbito.

Para o Vice-Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, “as ambulâncias e camas hospitalares adquiridas com os recursos oriundos da ação civil pública permitirão uma melhor prestação do serviço público de saúde no Município de Ariquemes, em especial neste momento de pandemia, contribuindo para o seu enfrentamento de forma mais eficaz”.

Da mesma forma, o juiz do Trabalho Titular da 1ª Vara do Trabalho de Ariquemes, José Carlos Hadad de Lima, ressaltou que a Justiça do Trabalho em conjunto com o MPT foram sensíveis em permitir a destinação no combate à Covid-19. “Diante do contexto da pandemia, fazia muito mais sentido destinar os recursos para atender uma necessidade de socorro mais imediata às vítimas do novo coronavírus”, completou.

FONTE: TRT 14

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com