Interior

ALTA FLORESTA: DER/RO resolve problema antigo em trecho da RO-383 que liga o município ao distrito de Nova Gease

Além do levantamento do eixo da pista com aterro, o DER construiu dreno na lateral da pista para comportar o transbordo do rio no período do inverno amazônico

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), segue trabalhando a todo vapor nos quatro cantos do Estado. Na região da zona mata, a equipe da 5ª Residência Regional do DER, em Rolim de Moura, executa serviços na Rodovia 383 (linha 47,5) no trecho que interliga Alta Floresta do Oeste ao distrito de Nova Gease, sendo elogiados pelos moradores da região.

José Roberto Galego, popularmente conhecido por “Zé Paulista”, morador há mais de 36 anos na linha 47,5, ressaltou que os moradores e produtores da região sofriam há anos com problemas de enchente, no trecho no quilometro 30. “Este local, quando chove muito, o rio transborda, a estrada fica totalmente alagada. Já ficamos ilhados, sem poder transitar das quatro horas da tarde até as nove horas da noite. Hoje, o governador Marcos Rocha e o vice-governador José Jodan, demonstraram essa sensibilidade e as equipes estão realizando um trabalho de qualidade”.

Segundo o secretário-executivo do Governo de Rondônia na Regional em Rolim de Moura, Adeilso da Silva, o governador coronel Marcos Rocha, ao tomar conhecimento do problema, de imediato determinou que fosse realizado todo o planejamento e a execução dos serviços definitivos. “O diretor-geral do DER, Elias Rezende, não mediu esforços e neste trecho do quilômetro 30, foram aproximadamente 500 metros de aterro compactado com rolo compactador pé de carneiro, com elevação do eixo da pista em mais de dois metros de altura. Além disso, a equipe do DER está instalando tubos de aço corrugados e utilizando a escavadeira hidráulica para o dreno na lateral da pista para comportar o transbordo do rio”.

O vice-governador, José Jodan, destacou que toda a RO-383 passou por uma transformação. “A rodovia possuía uma grande concentração de pedras pontiagudas na superfície e o DER trabalhou diuturnamente para melhorar a trafegabilidade, garantindo melhor conforto e segurança”.

Foram aproximadamente 500 metros de aterro compactado com rolo compactador pé de carneiro, com elevação do eixo da pista em mais de 2 metros de altura.

A 5ª residência Regional do DER também realizou os serviços de elevação e rebaixamento de greide da pista em pontos específicos; encascalhamento (revestimento com material de jazida); reconformação da plataforma (patrolamento); limpeza lateral de vegetação com motoniveladora; e instalação de tubos de drenagem em diversos pontos da rodovia.

FONTE: SECOM/RO

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