Interessante

STJ julgará se conceito de atividade agropecuária vale para lavoura

A definição influencia no cálculo das atividades como tempo de serviço especial do trabalhador rural, que se refere à concessão do benefício

O ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin admitiu pedido de uniformização de interpretação de lei relativo à possibilidade de classificar o trabalho exercido na lavoura no conceito de “atividade agropecuária” previsto pelo Decreto 53.831/64.

A definição influencia no cálculo das atividades como tempo de serviço especial do trabalhador rural, que se refere à concessão de aposentadoria àqueles que exerçam atividades sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física. O tema será julgado pela 1ª Seção.

O ministro reconheceu a existência de divergência jurisprudencial sobre o tema. O autor da ação defende que apenas sejam considerados insalubres “os serviços e atividades desempenhados na agropecuária, não se enquadrando como tal a atividade laboral exercida apenas na lavoura”, como os empregados de empresas agroindustriais e agrocomerciais.

O pedido foi apresentado no STJ após a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais acolher entendimento de que a expressão “trabalhadores na agropecuária” também se aplica aos trabalhadores da lavoura. Herman Benjamin determinou a comunicação do processamento do incidente aos presidentes da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais e das Turmas Recursais e abriu vista ao Ministério Público Federal.

A redação original do artigo 57 da Lei 8.213/91 permitia o reconhecimento do tempo de serviço especial por enquadramento da categoria profissional, conforme a atividade realmente desempenhada pelo segurado, ou por exposição a agentes agressivos previstos na legislação. Com a Lei 9.032/95 foi exigida a comprovação do trabalho prestado em condições especiais, de forma habitual e permanente, o que se fazia por meio da apresentação do documento de informação sobre exposição a agentes agressivos.

Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

FONTE: CONJUR

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com