Interessante

Segurado do INSS tem 60 dias para sacar benefício, ou dinheiro é devolvido

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez um alerta aos seus segurados sobre o prazo para a retirada dos benefícios depositados nos bancos. Segundo o órgão, aposentados, pensionistas e titulares de auxílios têm 60 dias para retirar o dinheiro nas agências bancárias, a contar da data marcada para o pagamento, sob pena de ter a quantia devolvida ao instituto. Se isso acontecer, é preciso solicitar novamente o depósito, por meio do portal Meu INSS ou da central telefônica 135.

A devolução do dinheiro ao INSS se faz necessária para evitar que o instituto continue pagando benefícios a segurados falecidos. Por isso, os bancos devolvem o pagamento não sacado no prazo de dois meses.

Como regularizar a situação

Se tiver pagamento devolvido ao INSS pelo banco, o segurado pode acessar o portal Meu INSS. Uma vez no site, o interessado precisa informar dados pessoais obrigatórios — nome e CPF —, além de informações opcionais que podem ajudar em caso de necessidade de recuperação da senha, como endereço de e-mail e número de telefone. O cidadão tem que confirmar, ainda, o nome da mãe, assim como seu dia e seu mês de nascimento.

O cadastramento depende da confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias e somente é finalizado quando o segurado responde de forma correta às perguntas. Por isso, é preciso escolher a opção certa sobre a última empresa onde trabalhou recolhendo para a Previdência Social, o ano em que ingressou nessa companhia e até se recebeu benefício do INSS nos últimos cinco anos.

De acordo com o INSS, terminada esta etapa, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS (torpedo) ou um link por e-mail. A partir daí, pode cadastrar sua senha de acesso para utilização do Meu INSS.

O usuário, então, deve fazer o login, com seu CPF e a senha cadastrada. Na coluna à esquerda, deve clicar na opção “Agendamentos/Requerimentos” e escolher “Novo Requerimento”. Em seguida, precisa selecionar “Atualizações para manutenção do Benefício e outros Serviços” e escolher “Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido”.

A situação do segurado também pode ser regularizada pela central telefônica 135, clicando na opção 6 – 1. Esta funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita, se for feita de um telefone fixo. Se for gerada de um aparelho celular, o custo é o de uma ligação local.

 

FONTE: EXTRA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com