Interessante

Ministério da Saúde deve diferenciar casos de isolamento e de quarentena

Na próxima quinta-feira (5) haverá uma reunião com especialistas e representantes do ministério para definir as regras para quarentena

ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse na segunda-feira (2) que trabalha para publicar nesta semana uma portaria que diferencie as situações de isolamento e de quarentena.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, haverá uma reunião na quinta-feira (5) com especialistas para discutir o assunto.

O ministério ainda anunciou na segunda que o Instituto Bio-Manguinhos e a Fundação Oswaldo Cruz farão a produção de 30 mil testes para diagnóstico do novo coronavírus. Inicialmente, 10 mil testes serão distribuídos a partir desta quarta-feira por alguns Estados. Os treinamentos serão in loco.

Segundo Mandetta, os kits devem custar em torno de R$ 100, mas ainda não há como precisar todos os recursos necessários para essa operação. “Vamos calibrar os aparelhos em todos os Estados, capacitar todos os técnicos, e só vamos autorizar quanto estiver no padrão de qualidade. Já para os custos ainda estamos trabalhando com diversos cenários”, disse.

Recursos

Ele destacou que, por ora, a pasta não pedirá reforço no orçamento para enfrentar o coronavírus. “Vou trabalhar com meu orçamento até o momento que tiver necessidade”, disse. Mas avisou que conversará com parlamentares para que o Congresso esteja preparado para qualquer eventualidade, se houver necessidade de mais verba.

Por outro lado, Mandetta afirmou que somente haverá alocação de novos recursos para os Estados quando o governo federal tiver os cenários consolidados sobre o desenvolvimento do novo coronavírus nas regiões. “Só vamos fazer alocação de recurso quando tiver situação real. Não adianta neste momento”, disse.

Como divulgou o jornal O Estado de S. Paulo no fim de semana, governadores do Sul e do Sudeste definiram, em uma reunião em Foz do Iguaçu (PR), que devem pedir ajuda do Ministério da Saúde para o enfrentamento do novo coronavírus. O presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Alberto Beltrame, afirmou que o pedido seria de R$ 1 bilhão.

 

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com