Geral

Terror: “Estado Islâmico” assume ataque a mesquita no Kuwait

CIDADE DO KUWAIT — O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou o atentado que matou pelo menos 25 pessoas nesta sexta-feira, durante oração na mesquita xiita al-Iman al-Sadeq, uma das maiores do país, na Cidade do Kuwait. Em comunicado, uma facção do EI proclamada Província de Najd afirmou que o homem-bomba Abu Suleiman al Muwahhid realizou o atentado contra a mesquita por “promover o ensinamento xiita entra a população sunita”. O grupo reivindicou outros dois ataques em maio contra xiitas na Arábia Saudita.

Segundo as equipes de socorro, além dos 25 mortos, 202 pessoas ficaram feridas. No momento do ataque, havia 2 mil pessoas no templo, segundo testemunhas. O crime ocorreu na segunda sexta-feira do Ramadã — no mesmo dia em que ataques na França e na Tunísia foram relacionados a extremistas islâmicos e um dia depois de o Estado Islâmico pedir a seus seguidores que ampliassem a ofensiva contra cristãos, xiitas e muçulmanos sunitas que estivessem lutando ao lado da coalizão internacional contra o grupo. O porta-voz do EI havia pedido que o Ramadã fosse transformado em “uma época de calamidade para os infiéis”.

Em seu comunicado, o EI disse que seu alvo era “um templo de renegados”. Esta foi a primeira ação de um homem-bomba contra uma mesquita no país, onde sunitas e xiitas vivem lado a lado aparentemente sem maiores atritos. Para o primeiro-ministro do Kuwait, Jaber al-Mubarak al-Sabah, que visitou os feridos no hospital, o ataque tem como objetivo prejudicar a união do país. Um terço dos 1,2 milhões de habitantes do Kuwait são xiitas.

— Este caso tem como alvo nossa frente interna, nossa unidade nacional — disse o premier. — Mas isso será difícil para eles. Somos mais fortes do que isso.

  • Ministro da Informação do Kuwait, Salman al-Humoud al-Sabah (centro), consola fiéis nas…Foto: STRINGER / REUTERS

  • Multidão cerca a mesquita, localizada na área de Al Sawaber Foto: STRINGER / REUTERS

  • Imagem divulgada por redes de televisão mostra feridos na sequência do ataque terroristaFoto: Uncredited / AP

  • Homem ferido busca socorro após a explosãoFoto: Uncredited / AP

  • Outro ferido é retirado em uma maca do localFoto: Uncredited / AP

  • Muçulmano shiita fica perplexo com o ataqueFoto: YASSER AL-ZAYYAT / AFP

 

O parlamentar Khalil al-Salih, que chegou a ver o homem-bomba, disse que ele parecia ser jovem. A explosão destruiu paredes e o teto.

— Ele entrou na sala de oração durante o sujood (quando os fiéis se ajoelham para rezar). Ele parecia ter por volta dos 20 anos. Eu o vi com meus próprios olhos — contou Salih.

Fonte. O Globo

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com