Geral Mundo

Putin assina tratado para tornar Crimeia parte da Rússia

O presidente russo, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram um tratado nesta terça-feira para tornar a península ucraniana no mar Negro parte da Rússia.

 

A assinatura aconteceu ao fim do discurso do presidente no Kremlin  aos integrantes das duas câmaras do Parlamento, aos governadores e aos membros do governo russo, marcado pelo patriotismo e mensagem crítica ao Ocidente.

 

O tratado vem dois dias após um referendo na Crimeia em que a população aprovou por maioria esmagadora a secessão da Ucrânia para se juntar à Rússia e que foi considerado ilegítimo pelo governo ucraniano, pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

“A República da Crimeia é considerada como incorporada à Federação Russa a partir da assinatura do acordo”, afirmou pouco depois o Kremlin. Apesar de o documento ter entrado imediatamente em vigor, os parlamentares russos deverão ratificar uma lei que inclua na Federação Russa duas novas entidades, a Crimeia e a cidade de Sebastopol, que tem um status particular. A data da ratificação, uma simples formalidade, não foi anunciada.

 

Com informações da Reuters e AFP.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
Tags
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com