Eleições 2018: Vaga na Câmara dos deputados será um “Duelo de Titãs” – Por Gomes Oliveira

Escrito por
Atualizado: dezembro 17, 2017

Não existe eleição mais difícil do que uma eleição para as oito vagas na Câmara dos deputados são oito cadeiras e um monte de candidatos, alguns se lançam candidatos só para completar legenda, ou em outros casos, como é o caso das vagas femininas nas coligações só para atender dispositivo da Lei Eleitoral.

Mas tem aqueles com fôlego, base eleitoral e poder econômico suficiente para sonhar com uma cadeira no Congresso Nacional, por isso analisam todos os aspectos do processo eleitoral, como apoios, coligações, grupos políticos e outros fatores.

Com os nomes até agora colocados no palco das eleições 2018 para uma disputa na câmara dos deputados até agora, novos nomes vão surgir com certeza, mas pode se prever que será uma luta de gigantes, um “Duelo de Titãs”

Dos nomes que estão ai circulando nos bastidores da política podemos citar Marinha Raupp, Mariana Carvalho, Marcos Rogério, Lindomar Garçon, Expedito Netto Nilton Capixaba, Lucio Mosquini, Luiz Claudio, Claudia Moura (Irmã de Confúcio Moura), Melki Donadon, Jesualdo Pires, Jacqueline Cassol, Mauro Nazif, Deputado Lebrão (sua filha lebrinha, prefeita de São Francisco, será candidata a deputada estadual) Ernandes Amorim, deputado Léo Moraes,  Lourival Amorim( ex prefeito de Ariquemes) Tiziu Gidalias (Presidente do Solidariedade) Vereadora Ada Dantas. E o ex senador Amir Lando.

São nomes de pesos, com base eleitoral forte e cadebal tranquilamente para aspirar  uma  cadeira na Câmara dos deputados.

Geralmente, em que pese à confirmação de coligações, e comum  se dividir antecipadamente as vagas pelos grupos políticos que lançam candidatos a governador em 2018. Temos o Grupo do Senador Acir (?, Temos o Grupo do Senador Ivo Cassol (Jacqueline Cassol e Luiz Claudio), o Grupo do PMDB de Raupp e Maurão (Marinha Raupp, deputado Lebrão Melki Donadon,  Amir Lando, Lucio Mosquini), o grupo do ex senador Expedito Junior  (Mariana e Expedito Netto), e o grupo de Daniel Pereira (PSB) que caso assuma o governo de Rondônia deverá buscar a reeleição e com certeza  terá uma boa nominata para deputado federal  (Claudia Moura, Mauro Nazif e Jesualdo Pires),

Ainda é necessário  ver em qual coligação vão estar  o PR de Lindomar Garçon, o PTB de Nilton Capixaba, Leo Moraes e Ernandes  Amorim, mais o Solidariedade de Tizu Zidalias, o PMN de Ada Dantas, Os Democratas de Marcos Rogério e possivelmente Lourival Amorim para se montar um quadro bem visível das eleições para a câmara federal de 2018.

É preciso destacar que novos nomes vão surgir, com novas coligações envolvendo outras siglas partidárias, dificultando ainda mais a eleição de deputado Federal.

Os candidatos a governador com seus respectivos grupos geralmente formam um boa nominata para a Câmara  Federal, são cinco grupos fortes, só que eles vão ter que construir uma boa obra de engenharia política para conseguir eleger membros de seu grupo político para a Câmara Federal, vão ter que trabalhar muito para a formação de uma boa nominata e coligação, com certeza a disputa será um ‘Duelo de Titãs”.

A Rebeldia dos Moura.

Confúcio Moura deve renunciar o mandato de Governador,e assim o vice governador Daniel Pereira  irá assumir o governo de Estado, com isso Confúcio deverá ser candidato ao Senado da Republica, obviamente deverá buscar outra sigla partidária, pois o Senador Raupp enfurecido lhe negará vaga pelo PMDB.

Em Janeiro, a irmã de Confúcio, Claudia Moura  deverá assinar ficha de Filiação no PSB de Mauro Nazif e Daniel Pereira e irá aguardar a chegada do Irmão Confúcio.

Ironias da História, comenta-se nos bastidores políticos que Confúcio Moura vai ficar com a vaga de Raupp no senado e sua Irmã Claudia Moura deverá ficar com a Vaga de Marinha Raupp na Câmara dos deputado.

Parece que já estou vendo o Senador Raupp cantando para Confúcio Moura a musica de Jorge Aragão Vou Festejar, “Você pagou com Traição, a quem sempre lhe deu a Mão”

Gomes Oliveira

Jornalista

 

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.