Geral

Eleições 2016: São as curvas da disputa, que mostram os atropelos dos partidos -por Juvenil Coelho

No que pese ainda a ausência das convenções municipais, e em decorrência disto, a multiplicidade de partidos e nomes ora cogitando suas pretensões a prefeito, contudo o que mais tem atrapalhado o desenrolar do pleito são as incertezas do processo político na esfera Federal. Causando grande indefinição nas áreas sociais e por conseguintes na economia.

Assim aqui em Porto Velho nada menos que uma dúzia de pré-candidatos acenam suas indicações, mas sequer apresentam qualquer projeto de campanha consistente, ou ao menos suas plataformas de ação.

Vejam que a dúvida permanece quase unanime, a exceção de Dr.: Mauro atual mandatário, Pimenta de Rondônia do PSOL, que se lançou logo após um dia de ter sido derrotado nas urnas na campanha para governo e Léo Morais do PTB que está sendo empurrado pela mídia e a boa adoção do eleitor que lhes reservam índices de popularidade invejáveis nas últimas pesquisas. Os demais concorrentes parecem estar em cima do muro, alguns pulando mais que macaco prego no calor das coivaras. Mesmo assim, já dá pra visualizar as discrepâncias, ou quem possa fazer frente nesta estratégica corrida de ladeira acima. Observem o quadro comparativo de acompanhamento mês a mês a partir do início do ano, levantado pelo instituto Phoenix.

O fato mais notório é que em fevereiro a soma dos percentuais dos candidatos com menos de 5% das intenções de voto, contabilizavam 38%, em março este índice subiu para 47%, em Abril baixou para 32% e neste mês de maio fechou com 19%, sem a esperada presença da Deputada Mariana Carvalho, que mais uma vês deu sinal que não sairia candidata pelo seu partido, o mesmo de Aécio Neves (PSDB).

Por fim o elástico índice de aceitação de Léo Moraes, que surpreendeu nesta última sondagem embora venha de um crescimento gradual e uniforme. Observa-se que Léo iniciou com 15%, foi para 21% depois 31% em abril e hoje está com 35%. Todavia não será surpresa pra ninguém se por ventura com o possível ingresso de Mariana, sua performance não se vulnerabilizar, já que disputam os mesmos seguimentos da sociedades portovelhense. Por isso temos que aguardar os novos embates e sobressaltos do pleito.

Vejam Gráfico Abaixo

Grafico pesquisa

Autor: Juvenil Coelho

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com