Barragem se rompe em distrito na Bahia e município vizinho emite alerta de enchente

Escrito por
Atualizado: julho 11, 2019

Uma barragem de água se rompeu no distrito de Quati, em Pedro Alexandre, no nordeste da Bahia, na divisa com o Sergipe, a cerca de 350 quilômetros de Salvador, na manhã desta quinta-feira. De acordo com a Defesa Civil do estado, famílias que viviam no local conseguiram deixar suas casas e não há registro de feridos. A preocupação é maior com o município vizinho, Coronel João Sá. O órgão recomendou que moradores da cidade, sob risco de enchente, deixem a região.

As fortes chuvas na área do Rio do Peixe podem ter contríbuído para o rompimento da estrutura, informou a Defesa Civil.

O prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral (MDB), publicou um vídeo nas redes sociais alertando sobre o risco de moradores continuarem nas casas. Há famílias que se recusam a sair de suas residências. Prefeito de Coronel João Sá

“Pessoal, a barragem do Quati estourou. É uma situação atípica. Nunca aconteceu isso com essa barragem. Nós não sabemos as consequências. Eu peço encarecidamente que todas a as pessoas que moram nas áreas de risco que saiam das suas casas, que peguem seus documentos pessoais, peguem seus objetos de valores, o que puderem levar. A gente não sabe ainda as consequências, nunca passamos por ela. É melhor prevenir. Estou monitorando. Todas as escolas já estão disponíveis para receber as pessoas”, afirmou o prefeito.

Segundo a prefeitura, escolas estão recebendo os moradores. São elas os colégios municipais Maria Dalva, Ruy Barbosa, Juracy Magalhães e também o Paraíso Infantil.

Em nota, a Agência Nacional de Águas (ANA) informou ter tomado conhecimento do rompimento e que, por se tratar de uma barragem em rio estadual, não é responsável pela fiscalização do açude — tarefa que compete à autoridade do governo da Bahia, através do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Mesmo assim, guardando as devidas atribuições dos órgãos regionais, a ANA diz que acompanha a situação.

FONTE: EXTRA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.