Em Linhas Gerais Extra

Em linhas gerais

ESTADO DE ALERTA

graficoAi estamos nós, brasileiros, com dois fatos marcantes: a Copa e a economia. Na economia a situação é alarmante. Cada vez que os especialistas revisam o cenário, a meta de inflação aumenta alguns pontos o que leva a um prognóstico bastante negativo.

Nesse momento, no cenário da América latina, o Brasil só não está pior que a Argentina ou a Venezuela, que passam por crises institucionais seríssimas. De acordo com a maioria dos economistas do mercado, o governo federal precisa ser mais rigoroso com a meta de inflação, além de serem necessárias políticas urgentes para o controle de gastos. Mas o governo petista resiste a essas recomendações.

A partir do momento em que países com menor potencial de crescimento que o nosso crescem mais, e aí destaque para o Paraguai que tem adotado uma novíssima e moderna postura junto a empreendedores locais e principalmente brasileiros, é sinal de que existe algo muito errado com a economia nacional.

 

VIDA ALÉM DA COPA

copaPor fim, destaque à Copa do Mundo, um evento grandioso, mas infelizmente envolto a uma série de polêmicas e que sensibiliza uma das maiores, senão a maior das paixões nacionais – o futebol. Mas este evento não pode tirar o foco das questões econômicas gravíssimas que temos passado e também do importantíssimo momento das eleições em nível federal e estadual. Isto sim definirá os rumos de nosso Brasil. A você que está desempregado ou com medo de perder o emprego, preocupe-se com a economia e as eleições, pois não será a Copa do Mundo que irá melhorar ou garantir seu emprego.

 

CANDIDATA MULHER

jaqueline cassolAs mulheres vêm lutando há décadas para mostrar que são tão capazes quanto os homens em todos os segmentos. Apesar da cultura machista que ainda está arraigada em muitos setores, pesquisa Ibope traz dado que deve ser comemorado pelo público feminino. Segundo levantamento, 41% dos brasileiros acreditam que o mundo seria um lugar melhor se as mulheres fossem maioria no mundo político. A proporção é quatro vezes maior do que os que acham o contrário – que seria pior caso houvesse maior participação do sexo feminino (9%).

Rondônia, pela primeira vez, deverá ter uma mulher disputando o governo do estado. Pelo visto, a pré-candidata Jaqueline Cassol será confirmada nas convenções desse mês. Isso não deixa de ser uma novidade no cenário eleitoral.

 

PEQUENA

mulher na politica Vale destacar que a representação feminina em nossas Casas de Lei é muito pequena – um exemplo: a Câmara dos Deputados, em 2010, elegeu apenas 45 mulheres para as 513 cadeiras disputadas. O Brasil tem uma das mais baixas taxas de representatividade feminina na política do mundo. Na composição da Assembleia de Rondônia, apenas três mulheres integraram o plenário nessa legislatura que termina nesse ano.

A proporção de brasileiros que gostaria de mais mulheres na política é similar à dos moradores de países com a maior taxa de representação feminina nos seus parlamentos. É esperar para ver se nas eleições deste ano haverá mudança nos quadros políticos e mais mulheres serão eleitas, respaldando o que a pesquisa Ibope revelou.

 

POSSIBILIDADES

maurão carvalhoA candidatura de Jaqueline deve ser fava contada. É ela que no grupo de Ivo Cassol tem o aval do (ainda) senador e ex-govenador. Isso de ir para a convenção na esperança de derrotar o cacique é besteira pura. Pode até ser uma pena, mas Maurão de Carvalho sabe disso. Para ele as possibilidades de emplacar sua sonhada candidatura ao governo é zero. Pode, possivelmente, ter uma candidatura de deputado federal, de suplente de senador ou, quem sabe, até de vice-governador. E para tudo isso dependerá do humor de Ivo.

Aliás, nessas especulações um nome que surge forte para compor a chapa proporcional é o de Odacir Soares. Ele já disputou uma vez a cadeira de deputado federal com o apoio de Cassol. Tem muita gente ao redor do ex-governador torcendo para esse repeteco.

 

ALVÍSSARAS

ALEUMAinda não dá para acreditar em algo como “tolerância zero” à corrupção no Brasil e, claro, no nosso estado de Rondônia. Mas mesmo em meio à descrença no combate a essa praga que vai solapando as instituições públicas aqui e alhures, não dá para deixar de aplaudir a nova postura do Judiciário, demonstrada em decisões que a pouco tempo pareciam impossíveis.

A juíza Inês Moreira da Costa está agindo em consonância com o desejo dos cidadãos-contribuintes-eleitores, quando decide por mais uma condenação dos ex-presidentes da Assembleia, Carlão de Oliveira e Natanael Silva, pela improbidade administrativa que cometeram ao encher o Poder Legislativo de Policiais Militares (aposentados), premiados por um vasto número de cargos comissionados.

Em determinado momento aquela Casa de representantes do povo parecia mais uma unidade militar, abrigando pelotão de milicos pagos pelo contribuinte.

Ora, como justificar a presença dos milicos se a Assembleia tem sua própria polícia legislativa?

 

DECISÕES PEDAGÓGICAS

magistradosOutra decisão importante, até pelo cunho pedagógica, foi a nova condenação imposta ao ex-presidente (agora presidiário) do legislativo, o popular “irmão” Valter, nessa semana. Certamente essas condenações devem servir de alerta aos homens públicos do estado para evitar novas agressões ao erário, novas ações de improbidade e de esperteza para o enriquecimento ilícito. Nossos magistrados estão mostrando o fim da impunidade em Rondônia.

 

TENTANDO ESCAPAR

nilton capixabaOntem uma fonte localizada em Brasília explicava os motivos reais do afastamento de Nilton Capixaba de seu mandato de deputado federal. A justificativa apresentada pelo parlamentar foi para “tratamento de saúde”. Em Rondônia – onde está cumprindo uma enorme agenda de visitas políticas – o parlamentar aparenta ter uma saúde de ferro e isso serviu como ingrediente de críticas na mídia interiorana.

De acordo com a fonte em Brasília, o pedido de licença foi uma tática usada para o deputado escapar de ser intimado por oficiais de Justiça. Nilton deve responder o processo sobre o escândalo dos sanguessugas. Sua participação e ligação com os Vedoins (de Cuiabá) foram investigadas pela Polícia Federal.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
google.com, pub-7782545053471182, RESELLER, f08c47fec0942fa0 #adxnobeta google.com, pub-6305837203541982, RESELLER, f08c47fec0942fa0 #adsensenobeta advertising.com, 27019, RESELLER #VerizonVideonobeta adtech.com, 11471, RESELLER #VerizonDisplaynobeta rubiconproject.com, 20572, DIRECT, 0bfd66d529a55807 #rubiconnobeta rtbhouse.com, TDT9X1pgz7VI2ogjzQLQ, RESELLER #RTBHousenobeta criteo.com, 167147, DIRECT #Criteonobeta vdopia.com, 15003, DIRECT, 49a66ce31a704197 #video nobeta chocolateplatform.com, 15003, DIRECT, 49a66ce31a704197 #video nobeta vdopia.com, 15003, DIRECT, 49a66ce31a704197 #banner nobeta chocolateplatform.com, 15003, DIRECT, 49a66ce31a704197 #banner nobeta appnexus.com, 3153, RESELLER, f5ab79cb980f11d1 #nobeta152media appnexus.com, 10478, RESELLER, f5ab79cb980f11d1 #nobetaFI

BAIXE NOSSO APLICATIVO

TEMPO REAL

EM LINHAS GERAIS

TEIA DIGITAL

RESENHA POLÍTICA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com