Dr Hildon Chaves defende regionalização das compras

Escrito por
Atualizado: dezembro 1, 2017

Empresários locais devem vender para a prefeitura, pois desta forma o dinheiro vai gerar desenvolvimento para a cidade

A profissionalização dos empresários no sentido de estarem com a documentação em dia para vender bens e serviços à prefeitura e a regionalização das compras para que o dinheiro continue circulando no município e no Estado. Esses foram alguns pontos defendidos pelo prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves na noite de quarta-feira (29), no Teatro Palácio das Artes, durante o evento Fomenta Rondônia promovido pelo Sebrae.

Por outro lado, ao mesmo tempo em que recomenda a organização da atividade empresarial, o prefeito entende que da maneira como atualmente é conduzida, a licitação é um processo penoso e muito demorado. “A Lei 8.666/93 é um inferno para o gestor”, comentou. Apesar disso, avalia que o empresário deve construir relacionamento com o setor público, pois “o bom fornecedor sempre será bem-vindo pelo fato de cobrar preço justo e entregar corretamente os produtos comprados”.

Dr Hildon também enalteceu o papel do Tribunal de Contas de Rondônia, mas ressaltou que é preciso regionalizar as compras para que o dinheiro continue circulando aqui. “Temos que encontrar um caminho para construirmos isso juntos e deixar a administração mais eficiente”, alertou.

Ainda segundo o prefeito, qualquer município, qualquer ente da Federação tem o dever de fomentar a sua economia, pois o maior cliente de uma cidade é a própria prefeitura. Ele elogiou a iniciativa do Sebrae na medida em que incentiva os pequenos, médios e micros empresários a participarem mais ativamente do fornecimento dos bens e serviços que os municípios precisam.

“Se o município compra, se a prefeitura compra de um fornecedor do próprio município esse recurso não vai para fora do Estado, não vai para outro lugar do País, não sai de Porto Velho. Isso gera desenvolvimento e progresso, mas existem muitos mitos, muito desconhecimento por parte da maioria do empresariado sobre o funcionamento das contas públicas. Então esse evento busca sensibilizar governos, prefeituras e também os próprios empresários”, acrescentou dr Hildon Chaves.

O evento promovido pelo Sebrae tinha como objetivo gerar conhecimento e oportunidade para as micros e pequenas empresas nas compras governamentais.

Fonte: Comdecom|Fotos: Jonatas Oliveira

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *