Extra

Desemprego aumenta e atinge 12,7 milhões de brasileiros

Nível de ocupação chega ao menor nível da série histórica, com 49,5% das pessoas em idade de trabalhar ocupadas

O desemprego aumentou e atingiu 12,7 milhões de brasileiros no trimestre encerrado em maio, de acordo com a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada nesta terça-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa de desemprego ficou em 12,9% frente a 12,3% no mesmo período de 2019. No trimestre imediatamente anterior, de dezembro a fevereiro, a taxa era de 11,6%.

Novo recorde

Pela primeira vez na história, menos da metade das pessoas em idade de trabalhar estão ocupadas. De acordo com a pesquisa, o nível da ocupação caiu para 49,5%, o menor da série histórica iniciada em 2012, com redução de cinco pontos percentuais frente ao trimestre anterior (54,5%).

Comércio 

A pesquisa aponta que o comércio perdeu dois milhões de pessoas ocupadas no trimestre, setor com maiores perdas no período. Houve quedas expressivas na indústria, que perdeu 1,2 milhão de pessoas, e na construção, com 1,1 milhão a menos.

O único setor de atividade que teve aumento em relação ao trimestre encerrado em fevereiro foi o de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, que cresceu 4,6% no período. Isso significa um aumento de 748 mil pessoas no setor.

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com