Extra

Brasil vira inimigo dos X-Men em novo gibi da série

País está na lista de nações que rejeitaram acordo com nação dos heróis mutantes

Mapa de nações inimigas dos mutantes do X-Men Foto: Reprodução

Em uma nova história em quadrinhos dos X-Men, o Brasil aparece como um dos países que rejeitaram ter relações diplomáticas com os mutantes. No novo título “House of X”, escrita por Jonathan Hickman, uma nação soberana para pessoas com superpoderes é criada na fictícia ilha de Krakoa, local importante na história do grupo de heróis da Marvel. Para convencer outros países, Charles Xavier, o Professor X, oferece aos outros países um fornecimento de remédios feitos a partir de uma planta nativa da ilha. No entanto, nem todos os outros países aceitam o fato — um deles é o Brasil.

O assunto é abordado no número 5 de “House of X”, publicado nos EUA na quinta (18). Uma das páginas da publicação traz a lista de nações que rejeitaram ter relações diplomáticas com o país mutante. No caso do Brasil, no campo do motivo alegado para a decisão consta apenas “política”.

Brasil e mais 13

“Mais de cem nações aceitaram o acordo comercial com Krakoa. E, enquanto as negociações continuam com o resto das nações do mundo, algumas rejeitaram a abertura de Krakoa”, diz uma página do gibi. A seguir, o “documento oficial” de Krakoa deixa claro que a situação do Brasil e outros é desconfortável: “As nações que rejeitaram o tratado comercial são consideradas adversárias naturais.”

Lista das nações que rejeitaram ter relações comerciais com Krakoa, em

Na história, a lista de países que recusaram reconhecer a soberania de Krakoa na ONU conta com 14 países.

Entre as nações que recusam por razões políticas estão iBrasil, Rússia, Venezuela e Honduras, além de dois que só existem no Universo Marvel: os inventados Madripoor (um paraíso de criminosos) e Latvéria (enclave do Doutor Destino). Divergêcias ideológicas são os motivos de Irã, Coréia do Norte e os inventados Santo Marco (uma ditadura militar antimutante na América Central) e Terra Verde (país de cultura maia visitado pelo Quarteto Fantástico).

Wakanda nega o reconhecimento alegando que não precisar dos medicamentos. O país imaginário do Pantera Negra é seguido por outras nações africanas: Azania, Canaã e Quênia (este existe).

Algumas questões para as próximas edições:

  • Por que Jonathan Hickman resolveu colocar o Brasil como adversário dos X-Men?
  • Esse status vai se manter nas próximas edições?
  • Como fica a situação de mutantes brasileiros, como Macha Solar?

Polêmica de plágio

Lançada no início de agosto, a segunda edição da revista “House of X” foi alvo de polêmica nos Estados Unidos. Hickman foi acusado por leitores e internautas de ter plagiado elementos da obra “As primeiras quinze vidas de Harry August”, escrita em 2014 por Claire North sob pseudônimo de Catherine Webb. O roteirista foi às redes sociais se defender dizendo que um personagem mutante voltar à vida com conhecimentos da vida passada não é plágio.

 

FONTE: O GLOBO

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com