Esporte

Veja lições que o Brasileirão de 2009 deixa a Corinthians e Palmeiras antes do Dérbi

Rivais travam disputa acirrada pelo título e se enfrentam neste domingo, em Itaquera

Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre as semelhanças entre a atual edição do Campeonato Brasileiro com a de 2009. Um time que liderou por várias rodadas (antes o Palmeiras, hoje o Corinthians), um perseguidor que tinha Cuca como técnico e trocou por um interino (era Andrade, agora é Valentim), pontuações idênticas, problemas parecidos…

Mas aquele Brasileirão pode oferecer mais do que curiosidades. Pode apresentar lições a Corinthians e Palmeiras, os dois primeiros colocados, que disputam um Dérbi com cara de decisão neste domingo, às 17h (de Brasília), em Itaquera.

Quais foram os trunfos do Flamengo para levantar a taça há oito anos? E os vacilos do líder? O quanto pesou o confronto direto naquele ano? Confira abaixo!

  • NADA DECIDIDO

Assim como o Palmeiras fez neste ano, em 2009 o Flamengo começou a diminuir a distância para o líder a partir da 29ª rodada. Ela caiu para nove pontos, depois seis… na 31ª, o Rubro-Negro ficou a três de distância, algo que Verdão não conseguiu neste ano. Era o momento da virada, certo? Errado! Na 32ª rodada, o Flamengo tropeçou diante do Grêmio Barueri e caiu para o sexto lugar.

A lição que fica neste caso é que, apesar de o campeonato estar em sua reta decisiva, muita coisa ainda pode rolar. O Flamengo só conseguiu assumir a ponta em 2009 na penúltima rodada (como já havia sido com o Santos, em 2004). Corinthians e Palmeiras têm de estar ligados até o fim!

  • LIÇÃO DE CASA

O desempenho como mandante foi fundamental para o Flamengo arrancar e levantar a taça há oito anos. O Rubro-Negro ganhou sete jogos em casa e teve apenas dois tropeços no returno: um empate e uma derrota (81,4% de aproveitamento).

Agora, Corinthians e Palmeiras andam derrapando em seus domínios. O Timão venceu duas, perdeu duas e empatou uma em Itaquera no returno (46,6%). Já o Verdão teve três vitórias, dois empates e duas derrotas (52,4%).

  • CUIDADO PARA NÃO ESTOURAR

Problemas por lesões foram determinantes para o Palmeiras cair de rendimento e perder o título após passar 17 rodadas na liderança em 2009. O Verdão perdeu alguns de seus alicerces, como o volante Pierre, o zagueiro Maurício Ramos e o meia Cleiton Xavier, que se machucaram.

Por isso, é importante prevenir problemas musculares, dosar treinos e ter o elenco preparado para eventuais desfalques.

  • GOLEADOR FAZ A DIFERENÇA

Adriano foi determinante para a conquista flamenguista. O Imperador brilhou na arrancada da equipe e terminou o Brasileirão como artilheiro, com 19 gols, ao lado de Diego Tardelli, então no Atético-MG.

Curiosamente, Corinthians e Palmeiras apostam em seus centroavantes para o Dérbi de domingo e também para as últimas rodadas. Jô é o segundo maior goleador da competição, com 15 gols (um a menos que Henrique Dourado, do Fluminense), enquanto o Verdão tem Borja se firmando entre os titulares e embalado após marcar duas vezes diante do Cruzeiro, na última segunda-feira.

  • OLHO NO TERCEIRO

Corinthians e Palmeiras são os primeiros, mas é bom ficar ligado no Santos, terceiro colado. Em 2009, nenhum time conseguiu deter o Flamengo, mas outros times deram trabalho e chegaram a liderar a competição além do Palmeiras. O principal oponente foi o São Paulo, que ficou na ponta durante as 34ª, a 35ª e 36ª rodadas.

  • CURIOSIDADES

A pressão que acompanhou o Palmeiras em 2009 enquanto o time de Muricy Ramalho permaneceu na primeira colocação do Brasileirão também faz parte da realidade corintiana na atual temporada.

O time de Fábio Carille tem vantagem na primeira colocação e depende das próprias forças para confirmar o título, mas viu os muros do Parque São Jorge serem pichados após a derrota contra a Ponte Preta.

Dentro de campo, jogadores do Verdão chegaram a brigar – Obina e Maurício trocaram socos e foram expulsos no intervalo da partida contra o Grêmio. No Timão, Clayson, que já havia se envolvido em confusão com policiais no Rio de Janeiro após o jogo contra o Botafogo, discutiu com Jadson por causa de uma cobrança de falta em Campinas, no domingo.

Fonte: Globo Esporte

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com