Esporte

Timão trata título com a medida certa e ganha confiança

Reações após conquista sobre o São Paulo mostram um time com pés no chão – o que é bom para a sequência do ano, a começar por decisão de quarta-feira na Copa do Brasil

É evidente que todo título tem de ser comemorado, ainda mais quando se faz história como o Corinthians fez neste domingo, ao conquistar o tricampeonato do Paulistão e repetir um feito de 80 anos atrás, quando o Timão venceu três estaduais seguidos pela última vez.

Mais até do que o desempenho na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, neste domingo, em Itaquera, há de se ressaltar (e elogiar) o discurso do técnico Fábio Carille minutos depois da conquista do Corinthians.

  • “(Dos três títulos) Acho que foi o que a gente menos merecia”.
  • “Em 2017, jogamos muito, em 2018 mais ou menos, esse ano pouco”.
  • “Espero que esse título ganhe uma casca maior para jogar melhor e convencer também”.

As três frases mostram um Carille consciente de que é preciso manter os pés no chão e entender que o Corinthians oscilou mais do que se esperava no estadual. O título, então, é tratado na medida certa: uma conquista que deve ser valorizada, mas não servir de muleta para o desempenho da equipe.

Ainda estamos, afinal, em abril. O Corinthians tem Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Brasileirão pela frente e não quer ter o mesmo destino de 2018, quando venceu o Paulistão na casa do rival Palmeiras, achou que estava num estágio ideal, mas perdeu fôlego (e jogadores) ao longo da temporada, terminando o ano de maneira melancólica.

O Corinthians de 2019 ganhou a casca citada por Carille ao repetir o padrão das últimas temporadas e se sair bem nos jogos grandes. Nessas partidas, o técnico também ganhou jogadores que vinham oscilando ou estavam em baixa – Danilo Avelar, Manoel, e mais recentemente Ramiro.

O Paulistão, portanto, é o meio, e não o fim. O Corinthians tem consciência de que precisa melhorar (muito) se quiser conquistar mais do que o estadual.

A começar pelo jogo desta quarta-feira, contra a Chapecoense, em Itaquera, quando o time vai precisar inverter uma vantagem de 1 a 0 conquistada pelo rival no jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil.

O jogo

Dentro de casa, o Corinthians foi outro (ou ao menos tentou ser por boa parte do jogo). Propondo mais, buscando triangulações e chutes a gol.

Pela direita, Fagner, Ramiro e Pedrinho fizeram bom tripé, aproveitando as falhas de marcação de Reinaldo e criando por ali as principais chances – por baixo, um chute de Fagner, invadindo a área, representou bem esse estilo. Tiago Volpi fez ótima defesa.

O gol saiu do ponto forte dessa equipe: a bola parada. Inteligente, Ralf se antecipou a Antony, bem mais baixo, e jogou a bola na pequena área, onde Danilo Avelar esperava para abrir o placar.

Danilo Avelar, um dos jogadores "resgatados" por Carille em título do Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

Defensivamente, o Corinthians fechou bem o meio, assim como no primeiro jogo, e levou o gol num momento em que estava mais relaxado, nos segundos finais do primeiro tempo, e pagou caro pela displicência de Ralf – um passe mal dado encontrou o pé esquerdo de Antony, que finalizou sem chances para Cássio.

No segundo tempo, o Corinthians oscilou, mas Carille mostrou mentalidade diferente das últimas partidas ao lançar Vagner Love no lugar de Pedrinho (vinha bem, porém se desgastou) e mostrar que queria vencer no tempo normal, sem depender de novos milagres de Cássio.

A recompensa demorou, mas chegou aos 43: uma jogada trabalhada que começou com Boselli, passou por lindo lançamento de Sornoza e terminou com finalização de primeira e golaço de Love. Um gol idêntico ao do Corinthians de Tite, em 2015, contra o mesmo São Paulo – passe de Jadson, golaço de Elias.

Ainda são lampejos, sinais, mas o Corinthians mostra que pode aliar competitividade e bom futebol. Um título, claro, facilita o caminho.

FONTE: GLOBOESPORTE.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com