Esporte

JI-PARANÁ: Aeroporto recebe adequações para garantir frequência regular de voos

Operários e máquinas do DER estão no local promovendo as adequações impostas pela Anac

A estrutura física da área no entorno da pista de pouso e decolagem do aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, está recebendo duas melhorias definitivas e capazes de assegurar que a cidade mantenha o único voo diário. Depois de prontas, as adequações favorecem a implantação de mais destinos aéreos.

Os ajustamentos estão sendo executados simultaneamente. A conclusão de uma cerca de seis quilômetros ao redor da área aeroportuária é uma das frentes de trabalhos. A outra é o alargamento do espaço das duas laterais da pista e a cerca que limita a área aeroportuária.

As duas ações foram pleiteadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), assim como também o funcionamento do sistema operacional por instrumentos e estação de rádio, já instalados e testados. O conjunto de medidas em benefício das melhorias do aeroporto é conhecido por polígono essencial.

Adequado aos padrões da Anac, o polígono essencial serve como parâmetro para o órgão regulador da aviação brasileira homologar o aeroporto José Coleto para funcionar por instrumentos. Atualmente o sistema operacional do aeródromo é por visualização.

A cerca que delimita a área oficial do aeroporto com as propriedades rurais vizinhas já está 70% pronta. “A nova demarcação afasta os chacareiros da proximidade de um dos lados da pista garantindo maior segurança tanto para os moradores da região quanto para as subidas e descidas de aeronaves”, explica o secretário regional de governo em Ji-Paraná, Everton Esteves.

A área está 70% cercada evitando a entrada inoportuna de pessoas e animais na pista

O outro serviço em execução é o aterro e ampliação das laterais da pista. “É uma exigência da Anac que as áreas externas à pista estejam alinhadas, prontas para uma futura expansão. As máquinas estão em atividades”, disse o chefe da residência local do Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), engenheiro Klayson Furtado.

“É uma das prioridades do governador Marcos Rocha a homologação do aeroporto de Ji-Paraná. Para tanto, as adequações estão sendo feitas com muita técnica e qualidade”, adiantou o secretário regional, explicando que a construção da cerca foi terceirizada e que os demais serviços estão sendo realizados pelo DER local.

Apenas um voo diário servido pela companhia Azul com destino à capital mato-grossense parte e chega a Ji-Paraná. O serviço de navegação aérea está suspenso na cidade desde o início da pandemia de coronavírus, em março deste ano. “Representante da companhia em Brasília pretendem incluir Ji-Paraná na retomada de rotas a partir de agosto”, informou o senador da República Marcos Rogério, ao vistoriar os trabalhos no aeroporto de Ji-Paraná.

FONTE: SECOM/RO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com