Grêmio e Cruzeiro acumulam motivos para ter duelo apimentado logo na estreia

Escrito por
Atualizado: abril 14, 2018

Gaúchos e mineiros são apontados como alguns dos favoritos ao título do Brasileirão e se enfrentam a partir das 16h, no Mineirão

O Campeonato Brasileiro abre na tarde deste sábado, às 16h, já com um jogo dos mais esperados. Cruzeiro e Grêmio se enfrentam no Mineirão em um confronto que coloca frente a frente dois dos apontados como favoritos ao título do Brasileirão logo na primeira rodada. Há motivos de sobra para esperar um jogão e há também elementos de sobra para dar uma pitadinha de pimenta no encontro.

Nas principais rodas de conversa e programas esportivos Grêmio e Cruzeiro são apontados como times favoritos ao título brasileiro. Na avaliação do GloboEsporte.com, os dois elencos ficaram com 71 na pontuação, empatados atrás do Palmeiras. Mesmo com Libertadores pela frente na terça-feira, a tendência é que Luan seja a única baixa do Tricolor.

Thiago Neves é expoente do Cruzeiro (Foto: Washington Alves/Light Press)

– O Brasileiro, se você for olhar, não pode falar que tal equipe vai ser campeã, sempre tem uma surpresa ou outra. Sabemos que são duas equipes que todos consideram favoritas ao título, nosso objetivo é ser campeão em todas as competições que disputamos – analisou o capitão do Grêmio, Maicon, na chegada gremista a Belo Horizonte.

Favoritismo

O primeiro ponto para o jogo pegar fogo é justamente esse. Ambos são apontados como favoritos e postulantes ao título. Portanto, qualquer ponto perdido no confronto direto, mesmo que na primeira rodada, pode fazer falta mais a frente. Uma boa arrancada também é essencial na corrida de quem quer a taça nacional, foi assim nos últimos anos, especialmente com o Corinthians, em 2017.

– Classico do fuebol brasileiro. Cruzeiro tem elenco muito bom. Sempre muito dificlil jogar la brasileiro. Nao tem jogo facil. O gremio onde joga tem sua maneira de jogar e nao vai mudar. O importante é ter um grupo forte e bom.

Negócio proveitoso nos dois lados

Tanto Grêmio quanto Cruzeiro tem, até o momento, motivos para considerarem a troca realizada no início do ano um bom negócio. Claro que os mineiros investiram mais dinheiro na negociação pelos números envolvendo a chegada de Edílson, que esteve cerca de um mês fora de ação por dores no joelho direito. Mas o camisa 2 é titular e tem dado boa resposta em campo.

Por outro lado, o Grêmio também se vê contemplado no negócio. Alisson é um 12º jogador gremista no ano e fez gols nos dois jogos das finais do Gauchão, por exemplo. Além do atacante, o Tricolor também ficou com um percentual do meia Thonny Anderson, que está emprestado e também tem agradado a Renato. Para ficar com o jovem, tem a opção de pagar cerca de R$ 500 mil. Ele é, inclusive, cotado para iniciar o jogo na vaga de Luan, desfalque por questão física – a opção mais provável é Cícero.

Jogão em 2017

No ano passado, um dos jogos mais celebrados pela imprensa e pela torcida foi justamente entre Grêmio e Cruzeiro. Apesar da cautela habitual, Renato e Mano Menezes comandam equipes que privilegiam o setor ofensivo. Nomes como Thiago Neves, Arrascaeta, Everton e Arthur aparecem com frequência entre os melhores do Brasileirã (entre outros, claro). Na Arena, a Raposa ainda ganhou do Grêmio, quando o olhar começava a se voltar mais fortemente para a Libertadores.

 Bom de se jogar contra o Cruzeiro, é que joga e deixa jogar também. Tem tudo para acontecer de novo (um bom jogo, como o de 2017) – apontou Renato.

Eliminação recente

Além do Brasileirão, o Cruzeiro também levou a melhor nos duelos com o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil do ano passado. O time gaúcho saiu na frente, com vitória por 1 a 0 na Arena, mas os mineiros devolveram o placar no Mineirão e acabaram classificados nos pênaltis e posteriormente campeões da competição. Antes, em 2016, as equipes se enfrentaram na mesma fase, mas com vitória gremista em Belo Horizonte e empate na Arena. Naquela edição, o Grêmio acabou campeão.

Dois campeões

2017 foi ano de comemoração em Porto Alegre e Belo Horizonte. O Grêmio encerrou o ano como tricampeão da América e vice Mundial, com a torcida em êxtase por conta do rendimento na temporada. Algo semelhante ocorreu em Minas Gerais. O Cruzeiro levou o título da Copa do Brasil em cima do Flamengo e surfou na boa fase até o fim do Brasileirão.

Cruzeiro x Grêmio – 1ª rodada – Brasileiro

  • Local: Mineirão, em Belo Horizonte
  • Data e hora: sábado (14/04), às 16h
  • Provável Cruzeiro: Fábio; Edílson, Dedé, Léo e Egídio; Ariel, Henrique, Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta; Rafael Sobis.
  • Desfalques: Fred, Lucas Romero, Murilo, Raniel e Rafinha.
  • Provável Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Arthur, Ramiro, Cícero (Thonny) e Everton; Jael.
  • Desfalques: Luan e Douglas.
  • Arbitragem: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR) auxiliado por Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (CBF-PR).
  • Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Rogério Corrêa e Bob Faria). O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.

FONTE: GLOBOESPORTE.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.