Esporte

Fluminense transmitirá final da Taça Rio, gratuitamente, na FluTV no Youtube

Clube tricolor informou que recebeu autorização da Rede Globo depois que a emissora rescindiu contrato de exclusividade pelo Campeonato Carioca

O Fluminense anunciou na manhã desta terça-feira, 7, que transmitirá o jogo contra o Flamengo, que vale o título da Taça Rio, segundo turno do Estadual, na próxima quarta-feira 8, às 21h30, no Maracanã.de forma gratuita, em seu canal no YouTube, a FluTV. O clube das Laranjeiras informou que obteve autorização da Rede Globo, com quem tinha contrato. Recentemente, a emissora rescindiu o contrato de direitos de transmissão do Campeonato Carioca alegando quebra de exclusividade.

“O Fluminense Football Club obteve autorização da TV Globo e fará a transmissão da partida da final da Taça Rio contra o Flamengo em seu canal no YouTube, a FluTV. O clube informa ainda que neste momento pelo bem do futebol, dos torcedores e por ser o primeiro jogo do time profissional transmitido na FluTV, a exibição será aberta de forma gratuita e irrestrita para todos que possuem interesse emassistir a partida no Brasil e no mundo”, informou o clube tricolor em suas redes sociais. A FluTV tem hoje pouco mais de 220 000 inscritos.

O Fluminense fez valer a medida provisória 984/2020, que dá ao mandante o direito de vender ou organizar sua própria transmissão e que causou uma disputa judicial entre a Rede Globo e os clubes, especialmente o Flamengo. Na última sexta-feira, a emissora Globo informou que a juíza Eunice Bitencourt Haddad, da 24ª Vara Cível do Rio de Janeiro, determinou que a liminar concedida por ela na semana anterior, a favor da Federação de Futebol do Rio (Ferj) não é válida para jogos do Flamengo, pois o clube não tinha contrato com a emissora.

Em sua decisão, a juíza esclareceu que a liminar, que obrigou a Globo a transmitir a semi-fibnal entre Botafogo e Fluminense, , diz respeito apenas à rescisão do contrato de transmissão do Carioca. efetuada pela emissora na quinta-feira. A Globo havia firmado compromisso com 11 das 12 equipes que jogam o estadual (a exceção é o Flamengo), incluindo o Boavista, que teve sua partida contra o clube rubro-negro transmitida na FlaTV.

“A Globo reitera seu entendimento de que o contrato foi rescindido e reafirma que os clubes estão livres para ceder os direitos sobre seus jogos ou transmiti-los”, informou a Globo nesta sexta. A decisão, portanto, de transmitir ou não o jogo cabia exclusivamente ao Fluminense, que foi sorteado como mandante da decisão. Além de transmitir o jogo em suas redes sociais, o clube ainda pode vender a transmissão para emissoras de TV.

A decisão, portanto, é bastante benéfica ao Fluminense, que já recebeu as cotas da Globo (a emissora avisou que, mesmo com a rescisão, efetuaria os pagamentos prometidos) e agora pode lucrar com o jogo no YouTube. Na semana passada, o Flamengo inaugurou a possibilidade ao transmitir o jogo com o Boavista na FlaTV e  celebrou ótima audiência , aumento em seu número de inscritos e doações por meio do chat do YouTube.

Segundo dados divulgado pelo Flamengo, a transmissão registrou 14 milhões de visualizações no Youtube e fez o canal chegar a 4,2 milhões de inscritos  O pico ocorreu por volta das 22h15 (horário de Brasília), quando 2,2 milhões de espectadores assistiam ao jogo simultaneamente em todas as plataformas (Youtube, Facebook, Twitter e MyCujoo). Mesmo se tratando de um duelo irrelevante de Estadual, o jogo superou em audiência o clássico entre Grêmio e Inter, válido pela Copa Libertadores, que teve pico e 2,1 milhões no canal da Conmebol no Facebook.

O Flamengo informou ainda que arrecadou cerca de 700 000 reais com os chamados “ingressos voluntários”, as doações que torcedores podiam realizar ao longo da transmissão, vista como uma nova e interessante fonte a ser explorada no futuro. Como comparação, na final do Carioca do ano passado, na qual o Flamengo bateu o Vasco diante de mais de 47 000 pagantes no Maracanã, a renda da partida foi de 2,1 milhões de reais.

Nas redes sociais, a novidade aguçou a rivalidade entre os clubes. Enquanto tricolores se divertem com o fato de estar ganhando mais dinheiro, da Globo e do canal do YouTube, graças a uma jogada do Flamengo, rubro-negros se animam com a possibilidade de conquistar um título em um canal tricolor. Flamenguistas ainda se organizam para dar “dislike”na transmissão e mostrar que são maioria da audiência, que deve bater recordes, já que atrairá torcedores dos dois clubes e outros eventuais curiosos.

A final da Taça Rio será definida em jogo único, sem presença de público no Maracanã. Empate leva o jogo para os pênaltis. Caso o Flamengo vença, ele será declarado campeão carioca antecipadamente, pois já foi o vencedor da Taça Guanabara, o primeiro turno do Estadual. O clube das Laranjeiras havia criticado a realização de jogos no Maracanã devido à presença de um hospital de campanha anexo, mas optou por mandar a partida no maior estádio da cidade, alegando obrigações contratuais.

FONTE: VEJA.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com