Esporte

Flamengo supera mês com obstáculos e mira títulos em novembro

Time passa por cima de maratona, convocações e lesões, chega à decisão da Libertadores e abre vantagem na liderança do Brasileiro. Novembro reserva menos jogos, poucas viagens e… títulos?

Outubro se desenhava um mês complicadíssimo para o Flamengo. Semifinal de Libertadores, quatro jogos como visitante no Brasileirão, datas Fifa… O time de Jorge Jesus, no entanto, passou pelo mês com louvor. Para tirar nota 10, faltou vencer o Goiás nesta quinta – a vitória escapou nos acréscimos. Agora, a equipe espera colher os frutos e mira títulos em novembro.

Foi uma verdadeira maratona. O Flamengo entrou em campo nove vezes em outubro e não perdeu. Foram sete vitórias e dois empates. O saldo é extremamente positivo. No Campeonato Brasileiro, a vantagem na liderança para o Palmeiras, que era de três pontos no início do mês, agora é de oito pontos – chegou a ser de 10. Além disso, o time está de volta à final da Libertadores após 38 anos. Não foram poucos obstáculos.

Maratona em outubro

  • Grêmio 1 x 1 Flamengo – Libertadores
  • Chapecoense 0 x 1 Flamengo – Brasileirão
  • Flamengo 3 x 1 Atlético-MG – Brasileirão
  • Athlético-PR 0 x 2 Flamengo – Brasileirão
  • Fortaleza 1 x 2 Flamengo – Brasileirão
  • Flamengo 2 x 0 Fluminense – Brasileirão
  • Flamengo 5 x 0 Grêmio – Libertadores
  • Flamengo 1 x 0 CSA – Brasileirão
  • Goiás 2 x 2 Flamengo – Brasileirão

O departamento médico teve superlotação em outubro. Foram duas cirurgias: Arrascaeta foi submetido a uma artroscopia de reparo no menisco e no ligamento colateral do joelho esquerdo; Rafinha sofreu uma fratura no rosto.

Além deles, Filipe Luis também sofreu uma lesão ligamentar no joelho esquerdo, Berrío torceu o tornozelo e Lucas Silva sofreu lesão muscular na coxa.

Rafinha, sofreu uma fratura no rosto contra o Athlético-PR, foi operado e reapareceu contra o Grêmio com um capacete de proteção — Foto: BP Filmes

Os titulares Rafinha, Filipe Luis e Arrascaeta foram dúvidas para o jogo de volta contra o Grêmio, mas os três se recuperaram antes do previsto e estiveram em campo no Maracanã. Mérito para o departamento médico, que ainda conseguiu recuperar Diego e Lincoln a tempo de deixá-los à disposição de Jorge Jesus.

Data Fifa

Gabigol em ação no amistoso Brasil x Nigéria. Atacante desfalcou o Flamengo em dois jogos nas datas Fifa, ale´m de outra partida por suspensão — Foto: Pedro Martins / MowaPressGabigol em ação no amistoso Brasil x Nigéria. Atacante desfalcou o Flamengo em dois jogos nas datas Fifa, ale´m de outra partida por suspensão — Foto: Pedro Martins / MowaPress

Gabigol em ação no amistoso Brasil x Nigéria. Atacante desfalcou o Flamengo em dois jogos nas datas Fifa, ale´m de outra partida por suspensão — Foto: Pedro Martins / MowaPress

As convocações em outubro fizeram barulho no Flamengo. Gabigol e Rodrigo Caio foram convocados por Tite para os amistosos contra Senegal e Nigéria e desfalcaram o time em dois jogos. Arrascaeta também foi chamado pelo Uruguai, mas não se apresentou devido à lesão no joelho.

Além deles, Reinier foi convocado para a disputa do Mundial sub-17, o que gerou um impasse entre Flamengo e CBF. Primeiro, houve um acordo para que o jovem se apresentasse uma semana depois. A direção, no entanto, acabou não liberando o jogador para a competição. E Reinier foi importante no período, com gols decisivos contra Atlético-MG e Fortaleza.

Desfalques, desgaste e chance para a garotada

Reinier não foi liberado para o Mundial sub-17 e acabou sendo decisivo contra Atlético-MG e Fortaleza — Foto: Pedro Martins / Azeite RoyalReinier não foi liberado para o Mundial sub-17 e acabou sendo decisivo contra Atlético-MG e Fortaleza — Foto: Pedro Martins / Azeite Royal

Reinier não foi liberado para o Mundial sub-17 e acabou sendo decisivo contra Atlético-MG e Fortaleza — Foto: Pedro Martins / Azeite Royal

Com tantas lesões e convocações, sobraram desfalques no Flamengo. Em outubro, Jorge Jesus ainda perdeu jogadores como Bruno Henrique, Everton Ribeiro, Pablo Marí e Gabigol por cartões. O jeito foi usar a base. Reinier, Lucas Silva e Vitor Gabriel ganharam oportunidades.

Com tantos problemas, ficou quase impossível para Jorge Jesus preservar alguns titulares. Jogadores como Gerson, Willian Arão, Bruno Henrique e Pablo Marí engrenaram na maratona e participaram de quase todos os jogos. Alguns deles, já apresentam sinais claros de desgaste.

Novembro com menos jogos e viagens

Flamengo tem chance de comemorar dois títulos em novembro — Foto: André DurãoFlamengo tem chance de comemorar dois títulos em novembro — Foto: André Durão

Flamengo tem chance de comemorar dois títulos em novembro — Foto: André Durão

Os desafios também são enormes em novembro, mas a logística é um pouco menos desgastante. Ao todo serão sete jogos. Apenas a partida contra o Grêmio (17/11) e a decisão da Libertadores contra o River Plate, no dia 23, em Santiago, serão fora do Rio de Janeiro.

Além de dois jogos a menos do que em outubro e poucas viagens programadas, o Flamengo comemora o fato de Tite não ter convocado nenhum jogador que atua no futebol brasileiro para os amistosos contra Argentina e Coreia do Sul. Arrascaeta foi chamado para a seleção uruguaia, mas o Flamengo tenta a liberação do jogador.

Jogos em novembro

  • Flamengo x Corinthians – Brasileirão, Maracanã (3/11)
  • Botafogo x Flamengo – Brasileirão, Engenhão (7/11)
  • Flamengo x Bahia – Brasileirão, Maracanã (10/11)
  • Flamengo x Vasco – Brasileirão, Maracanã (13/11)
  • Grêmio x Flamengo – Brasileirão, Arena do Grêmio (17/11)
  • Flamengo x River Plate – Libertadores, Santiago (23/11)
  • Flamengo x Ceará – Brasileirão, Maracanã (27/11)

Mês de títulos?

A matemática para conquistar o Campeonato Brasileiro ainda em novembro é simples. O clube precisa abrir 10 pontos de vantagem para o Palmeiras até o jogo contra o Ceará, dia 27, no Maracanã. Hoje, a diferença é de oito pontos. Devido ao maior número de vitórias (21 a 17), é provável que seja possível assegurar o troféu com nove pontos de vantagem no fim do mês. Em dezembro serão três jogos, incluindo a partida contra o próprio Palmeiras, em São Paulo.

Na Libertadores, não há contas. É preciso vencer o River Plate, em jogo único, em Santiago, no dia 23 de novembro.

FONTE: GLOBOESPORTE.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com