Esporte

Estados Unidos conquistam Copa do Mundo feminina pela quarta vez

Equipe superou a Holanda por 2 a 0 e ficou com o título, após fazer campanha irrepreensível, com 100% de aproveitamento

Os Estados Unidos não deram chance para surpresas e venceram a Holanda por 2 a 0, no Parc Olympique Lyonnais, em Lyon, França, conquistando pela quarta vez a Copa do Mundo de Futebol Feminino, diante de espectadores como o presidente da França, Emmanuel Macron, e o rei Guilherme, da Holanda.

Entre as celebridades futebolísticas estavam o craque francês Kylian Mbappé, campeão mundial pela França em 2018.

Os gols foram marcados por Megan Rapinoe, de pênalti, aos 12 minutos do segundo tempo, e Lavelle, destaque do jogo, chutando de fora da área aos 23 da etapa final. Rapinoe foi a artilheira da competição, com seis gols, ao lado da americana Alex Morgan e de Ellen White, da Inglaterra.

A vitória na final premiou a postura da equipe americana, que procurou atacar muito mais do que a adversária.

A equipe terminou com 100% de aproveitamento na competição, que marcou época, obtendo recordes de audiência no mundo todo e sendo considerada um marco pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, também presente na decisão.

O time americano iniciou o jogo buscando o ataque, principalmente com Rapinoe, eleita a melhor da competição, pela esquerda. Fechada, a Holanda explorava os contra-ataques, com um time rápido e atento. Pela direita, a hábil Heath, dos Estados Unidos, era bem marcada por Bloodworth.

Somente aos 16 minutos, com o avanço das meio-campistas as americanas ameaçaram. Lavelle era a que mais se movimentava, chegando de trás ou tentando armar jogadas. Nesta, ela entra na área e faz perigoso cruzamento, interceptado pela goleira Van Veenendaal. O jogo, no entanto, era truncado.

E os Estados Unidos insistiam em jogadas pelo alto. Morgan ficava muito isolada entre Dekker e Van der Gragt. A Holanda, apesar da velocidade e boa marcação, não conseguia criar uma oportunidade.

A melhor chance veio por meio de uma bola parada, aos 27. Após a defesa rebater uma cobrança de escanteio, Ertz chuta forte e Van Veenendaal, pega “no susto.” Dez minutos depois, os Estados Unidos conseguiram pressionar, abrindo pelos lados, em duas jogadas seguidas.

Na primeira, Mewis quase desvia de cabeça para o gol e, na segunda, a goleira defende toque de Morgan, na pequena área. A Holanda se abriu mais e, aos 39 Morgan chuta de fora da área para bela defesa de Van Veenendaal.

Somente no fim da primeira etapa, a Holanda ameaçou, com Sptise chutando de fora da área e, minutos depois, o ataque holandês quase finalizar, após a bola pingar na pequena área.

Etapa final e gols

Na segunda etapa, o panorama inicial era o mesmo do começo do jogo. Os Estados Unidos tomando a iniciativa, mas com as jogadoras não conseguindo criar.

E numa dessas jogadas pelo alto, aos 12, Van der Gragt derrubou Morgan, em pênalti apontado pelo VAR. Rapinoe cobrou, tirando a goleira, e fez 1 a 0.

Em desvantagem, a Holanda foi para cima. Aos 19, a habilidosa Miedema dominou dentro da área e, após dois dribles, foi desarmada.

Com o adversário mais aberto, prevaleceu o talento de Lavelle, a melhor em campo. Ela, que já vinha sendo o núcleo criativo da equipe, dominou a bola da entrada da área e chutou cruzado, no canto esquerdo de van Veenendaal.

Aos 34, Spitse quase fez de falta, em momento no qual a Holanda, totalmente aberta e mais desarrumada, buscava se manter viva na partida. Os Estados Unidos, no entanto, poderiam ter feito mais gols. Em duas oportunidades, Heath apareceu livre na área, mas segurando a bola, não finalizou.

E, no fim, já sem Rapinoe, que saiu aos 33, sob aplausos, as americanas só tocaram a bola para assegurar a quarta conquista – as outras foram em 1991, 1999 e 2015.

Na conquista, os Estados Unidos venceram por 13 a 0 Tailândia; por 3 a 0 o Chile e por 2 a 0 Suécia, na primeira fase. Nas oitavas venceu a Espanha por 2 a 1; nas quartas superou a França, também por 2 a 1 e venceu a Inglaterra na semifinal, de novo por 2 a 1.

Já a Holanda, que vem investindo no esporte e foi campeã da Euro em 2017, venceu a Nova Zelândia, por 1 a 0; Camarões, por 3 a 1, Canadá, por 2 a 1, na primeira fase. Nas oitavas passou pelo Japão, por 2 a 1; superou a Itália, nas quartas, por 2 a 0 e fez 1 a 0 na Suécia, na semifinal.

Assim, a geração de Carli Lloyd (referência, que perdeu a posição), Alex Morgan e Megan Rapinoe, titular há mais de quatro anos, que se tornou um símbolo em defesa da igualdade entre homens e mulheres no futebol, manteve a tradição construída por símbolos do esporte americano, como Mia Hamm, Hope Solo e Michelle Akers, campeãs em mundiais anteriores.

A próxima Copa do Mundo será em 2023 e Infantino cogitou a possibilidade de ampliar o número de equipes para 32, prometendo ampliar ainda mais os investimentos em futebol feminino, citando inclusive a cifra de 500 milhões de euros, ainda bem menor do que o do masculino. A sede da competição será definida em março de 2020, em Miami, Estados Unidos.

FICHA TÉCNICA

ESTADOS UNIDOS X HOLANDA

Data e horário: 07 de julho de 2019, às 12h (de Brasília).
Local: Parc Olympique Lyonnais, Lyon (FRA)
Árbitra: Stéphanie Frappart (FRA)
Auxiliares: Manuela Nicolosi (FRA) e Michelle O’Neill (HOL)
VAR: Carlos Del Cerro (ESP)
Cartão Amarelo: Spitse, Dahlkemper, Van der Gragt
Gols: Rapinoe (pênalti), aos 13 do segundo tempo e Lavelle, aos 23 do segundo tempo.

ESTADOS UNIDOS: Naeher; O’Hara (Krieger), Dahlkemper, Sauerbrunn e Dunn; Mewis, Ertz e Lavelle; Heath (Lloyd), Alex Morgan e Rapinoe (Press). Técnica: Jill Ellis

HOLANDA: Sari van Veenendaal; Van Lunterer, Dekker (Van de Sanden), Van der Gragt e Bloodworth; Groenen, Spitse e Van de Donk; Beerensteyn, Martens (Roord) e Miedema. Técnica: Sarina Wiegman

 

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com