Esporte

Coluna Politica e Poder: Roberto Kuppê

VERGONHA

Vergonha nacional. Cinismo total. Irresponsabilidade geral. Escárnio com o eleitor. Ofensa a Deus. Conforme estampam as manchetes de todos os grandes portais de notícias e jornais o plenário manteve o mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crime de peculato e formação de quadrilha. Dos 513 deputados, 470 registraram presença ao longo do dia. Desse total, apenas 405 levaram o voto ao plenário.  Seriam necessários 257 votos para cassar o mandato de Donadon. No entanto, os 459 deputados que assinalaram presença no painel eletrônico só somaram 233 votos pela cassação. Ou seja: por 24 votos, o Brasil agora possui a bizarrice de um deputado que cumpre pena de 13 anos de prisão em Brasília enquanto, em tese, representa seu eleitorado.

VERGONHA 2

Os números. Pelo menos 470 deputados estiveram presentes no plenário da Câmara ao longo do dia. Destes, 459 deputados assinaram presença na sessão que votou a cassação do mandato de Donadon. Destes, 405 chegaram a votar: 233 a favor; 131 contra; 41 abstenções; 4 deputados estavam obstruídos e não podiam votar; 50 deputados estiveram na sessão e simplesmente não votaram;  14 deputados faltaram à sessão e justificaram tais faltas. 40 deputados, no entanto, também faltaram, mas não justificaram.

VERGONHA 3

Direta ou indiretamente, quem se absteve, “votou contra” ou “faltou sem justificativa” findou por colaborar com a já citada bizarrice. Pelo fato de a votação ter sido secreta, a maioria deles continuará para sempre no anonimato. Contudo, nem tudo foi possível esconder. Cruzando os nomes dos que assinaram presença com os nomes dos que votaram, é fácil descobrir quem esteve presente na votação e simplesmente não votou. São eles:

DEM

Claudio Cajado – BA

Lira Maia – PA

Eli Correa Filho – SP

Jorge Tadeu Mudalen – SP

   PCdoB

Jandira Feghali – RJ

   PDT

Giovanni Queiroz – PA

Enio Bacci – RS

Giovani Cherini – RS

    PMDB

Genecias Noronha – CE

Leonardo Quintão – MG

Newton Cardoso – MG

José Priante – PA

André Zacharow – PR

Eliseu Padilha – RS

Gabriel Chalita – SP

   PMN

       Jaqueline Roriz – DF

   PP

José Linhares – CE

Luiz Fernando Faria – MG

Renzo Braz – MG

Toninho Pinheiro – MG

José Otávio Germano – RS

Vilson Covatti – RS

Beto Mansur – SP

Paulo Maluf – SP

   PPS

Arnaldo Jardim – SP

    PR

Vicente Arruda – CE

Valdemar Costa Neto – SP

    PSB

Paulo Foletto – ES

Abelardo Camarinha – SP

    PSC

Nelson Padovani – PR

Pastor Marco Feliciano – SP

PSD

Edson Pimenta – BA

José Carlos Araújo – BA

Sérgio Brito – BA

Eliene Lima – MT

Eduardo Sciarra – PR

PSDB

       Marco Tebaldi – SC

Carlos Roberto – SP

PT

       Iriny Lopes – ES

Marina Santanna – GO

Miguel Corrêa – MG

Odair Cunha – MG

Biffi – MS

Beto Faro – PA

Pedro Eugênio – PE

Angelo Vanhoni – PR

Pedro Uczai – SC

João Paulo Cunha – SP

Vicentinho – SP

PV

       Eurico Júnior – RJ

 

Assim como é possível saber os nomes daqueles que faltaram à sessão por razões desconhecidas. São eles:

DEM

       Abelardo Lupion – PR

Betinho Rosado – RN

PMDB

       Renan Filho – AL

Mário Feitoza – CE

Carlos Bezerra – MT

Asdrubal Bentes – PA

Alceu Moreira – RS

Darcísio Perondi – RS

Júnior Coimbra – TO

PP

       Pedro Henry – MT

Afonso Hamm – RS

Renato Molling – RS

Guilherme Mussi – SP

PPS

       Almeida Lima – SE

PR

       Zé Vieira – MA

Bernardo Santana de Vasconcellos – MG

Inocêncio Oliveira – PE

Manuel Rosa Neca – RJ

Zoinho – RJ

PRB

       Vilalba – PE

PSB

       Antônio Balhmann – CE

Sandra Rosado – RN

PSD

       João Lyra – AL

Dr. Luiz Fernando – AM

Fernando Torres – BA

Manoel Salviano – CE

Heuler Cruvinel – GO

Marcos Montes – MG

PSDB

       Pinto Itamaraty – MA

Marcus Pestana – MG

Sergio Guerra – PE

PT

       Josias Gomes – BA

Artur Bruno – CE

Anselmo de Jesus – RO

Bohn Gass – RS

Marcon – RS

Rogério Carvalho – SE

PTB

       Sabino Castelo Branco – AM

Jovair Arantes – GO

PTdoB

       Rosinha da Adefal – AL

 

Leiam a lista com atenção. De Paulo Maluf a Jaqueline Roriz, cheia de mensaleiros e políticos condenados, igual Donadon. Não podia dar outro resultado. Espera-se que os eleitores dos mesmos cobrem justificativas para a ausência de representatividade em uma votação tão importante e – infelizmente – de resultado tão vergonhoso para a Nação. O povo precisa voltar para as ruas urgentemente. (Com informações do site Implicante/Marlos Ápyus).

CAPIXABA

O grande mentor da não cassação do deputado Natan Donadon, atende pelo nome de Nilton Capixaba. Dias antes, na companhia do deputado Marcos Feliciano (PSC-SP) ele liderou a bancada evangélica para tentar barrar a cassação do presidiário Natan. Quem é Capixaba? Veja aqui sua ficha corrida: STF – Processo nº 644 – Acusado de envolvimento com a máfia das ambulâncias é réu em ação penal movida pelo Ministério Público Federal por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

 

TRF-1 Seção Judiciária do Distrito Federal – Processo nº 0031294-51.2004.4.01.3400 – É alvo de ação civil pública movida pelo MPF.

TRF-1 Subseção Judiciária de Ji-Paraná – Processo nº 0000432-26.2007.4.01.4101 – É alvo de ação de improbidade administrativa movida pelo MPF por envolvimento com a máfia das ambulâncias.

FRASE

”A Câmara de Deputados chegou ao fundo do poço.” José Maria Trindade, repórter da rádio Jovem Pan em Brasília.

VILHENA

Segundo informações, houve fogos de artifícios e até uma mini carreata para festejar a não cassação do deputado (afastado), Natan Donadon. Como disse hoje no Bom Dia Brasil, Alexandre Garcia: eleitores que elegeram Natan Donadon se merecem.

AMIR LANDO

O ex-senador Amir Lando (PMDB) assume hoje o mandato de deputado no lugar do afastado Natan Donadon. Podem falar o que quiser do Amir, mas não podem chama-lo de inoperante, incompetente e nem de corrupto. Foi ministro do Lula e é bem quisto no Planalto Central. Vamos cobrar dele o melhor e que ele faça do restante do mandato um trabalho a altura.

MÉDICOS

Impressionante o que os médicos cubanos fizeram desabrochar de nossos diletos médicos brasileiros: racismo, ódio, preconceito, xenofobia. Chamaram até uma médica cubana de macaca, que o lugar dela é na jaula.

ASSEMBLEIA

Tão quanto o que aconteceu na Câmara dos Deputados ontem, causa espécie a falta de responsabilidade dos deputados estaduais de Rondônia, que compõe a Comissão Processante, responsável pelo processo de investigação dos seus pares, envolvidos na Operação Apocalipse. Aliás, desde a Operação Termópilas, que deputados são pegos com dinheiro na cueca, nas meias, dentro de caixa de sapatos e nada é feito para cassá-los.

MANIFESTAÇÕES

Impressionante o quanto a população de Rondônia não está movendo uma palha para que estes deputados venham a ser punidos. Não existe movimento. As ruas estão silenciosas.

COLUNA

A coluna está sendo publicada simultaneamente nos seguintes sites e portais: Tudo Rondônia, Rondôniavivo, Folha Rondoniense, O Estadão do Norte (estadaoweb), Rondoniaweb, Porto Velho News e Portal Guajara (www.portalguajara.com).

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

2 Comments

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com