Esporte

Coluna – A injusta Justiça do Trabalho de Rondônia

Preocupação

Tem gente atenta a movimentação na FIERO. O atual presidente, Denis Baú, que não pode mais ser reconduzido ao cargo de deixa a entidade no fim desse ano, anda gastando muito, mas muito dinheiro mesmo em construções de “escolas preparatórias” que não conseguirão ser mantidas por falta de recursos. A previsão é de que se gaste, até dezembro, R$ 25 milhões. O problema é que as escolas não contam com quadro de profissionais para manutenção, tampouco existe qualquer previsão nesse sentido. Baú, que está à frente da FIERO desde 2009, foi afastado do cargo, retornou e tentou diversas manobras para garantir sua permanência. A justiça do Trabalho determinou novas eleições ainda este ano e ele não poderá participar.

Falando em justiça do trabalho

Muita gente anda reclamando da forma que alguns magistrados daquela instância anda tratando alguns processos. De acordo com uma ex-empresária, ela saiu da empresa em 2009, inclusive do contrato social, já que ela não morava mais em Porto Velho. Em 2012 a empresa, que continuou com seu ex-sócio, mas em uma atividade completamente diferente. Um empregado entrou com uma ação trabalhista e o advogado, irresponsavelmente a colocou como parte da ação (segundo ela, ele deve ter procurado no Google e não na junta comercial). Ela teve seus bens bloqueados, inclusive sua conta salário. E sabe o que o juiz falou?

Olha essa

O magistrado mandou que ela localizasse os bens de seu ex-sócio, pessoa com a qual ela não mantém contato há anos, sob pena dela ter que arcar com o débito. Esse tipo de atitude por parte da justiça do trabalho é extremamente irresponsável. Quem tem que procurar bens são os advogados e para isso existe os convênios com Detran e Banco Central. A justiça do trabalho já é extremamente complicada no trato com empresários e lidera a quantidade de reclamações entre eles. Interessante que não se observa esse grau de dureza com as grandes empresas.

Aliás

A justiça do trabalho só pega pesado mesmo com os pequenos e médios empresários. As grandes empresas e bancos entopem as audiências com advogados e recorrem até a última instância. Como essas empresas não tem “donos”, ninguém paga a conta. Passou do hora do Brasil rever essa legislação trabalhista e começar a levar mais a sério o setor produtivo, que é o responsável pela geração de emprego e pagamento de impostos.

3 meses

O jornal Estadão de São Paulo lembrou nesta segunda-feira, em reportagem que o governador Confúcio Moura foi condenado a 3 meses de prisão por descumprir o pagamento de precatório enquanto governador. Evidente que ele está recorrendo e não cumpriu a pena. Segundo o jornal, 63 participantes das corridas eleitorais nos Estados respondem por 327 ocorrências, sendo que 46 já foram condenados – 10 deles em Tribunais de Justiça, por improbidade administrativa e outras irregularidades.

Falando em Confúcio

No último fim de semana ele esteve em uma caminhada na zona sul de Porto Velho e assessores dele distribuíam camisetas com dizeres direcionados ao candidato Expedito Júnior. O governador chegou a tirar fotos exibindo as vestes e isso deverá lhe render uma tremenda dor de cabeça. Isso porque a distribuição de vestuário, como camisetas e bonés, além de quaisquer outros tipos de brindes são proibidas pela lei eleitoral, mesmo que não seja material explícito de pedido de votos, previsto no artigo 41-A que estabelece“para a caracterização da conduta ilícita, é desnecessário o pedido explícito de votos, bastando a evidência do dolo, consistente no especial fim de agir”.

Foram feitas

Gravações e tiradas fotografias de assessores de Confúcio fazendo farta distribuição dessas camisetas. A legislação nesses casos costuma ser batante rígida, vamos aguardar o resultado.

Fogaréu

Porto Velho neste último fim de semana estava com uma extensa camada de fumaça que cobria grande parte da cidade. As fumaças são consequência das queimadas e causam sérios problemas respiratórios, principalmente nas crianças. Não bastasse o calor intenso e a baixa umidade do ar, ainda temos que conviver com essa maluquice de queimar pastos e florestas. Não sei, mas acho que inventaram algo chamado trator que entre outras coisas serve para limpar pastos e afins. Ou estou enganado?

Em Vilhena

Foram registrados ventos de aproximadamente 80 quilômetros por hora nesta segunda-feira. Em Campo Novo, uma forte chuva de granizo abateu sobre a cidade. Pelo visto, este ano teremos várias anomalias meteorológicas.

Debate

A TV Allamanda abriu nesta segunda-feira a temporada de debates entre os candidatos ao governo do Estado. O formato foi ruim, tempo curto e a iluminação do estúdio não ajudou em nada. Uma falha primária a questão de iluminação que não poderia ocorrer. Atrapalha os candidatos, sem contar que o sinal da emissora, mesmo em HD não ajuda. Jaqueline Cassol, que estava usando uma camisa rosa, só aparecia um borrão pink, e o Pimenta de Rondônia, um tomate, devido ao terno vermelho. Pior que nem o áudio ajudou.

Nesta terça

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realiza por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), o ato cívico pela “Ética na Política e contra a Corrupção Eleitoral”. Todos os candidatos já confirmaram participação no evento que acontece na sede da Ordem a partir das 19h. O formato do ato foi aprovado pelos coordenadores de campanha durante reunião coordenada pelo diretor geral da ESA, Rochilmer Mello da Rocha Filho, o diretor executivo da ESA, Eduardo Abílio Diniz e o presidente da Comissão Especial Eleitoral Juacy dos Santos Loura Júnior, ocorrida na última quarta-feira (20).

Todos contra um

Pimenta de Rondônia disse que “vai mandar os policiais para a Inglaterra fazer treinamento” e “vai pagar melhores salários”. Jaqueline, segura, partiu para cima de Confúcio e criticou a tal “Secretaria da Paz”, que segundo Confúcio atende jovens em situação de risco. O governador estava visivelmente nervoso e se atrapalhou com as respostas, como os números da segurança pública. Confúcio, como era esperado, foi criticado por todos os candidatos. E deverá continuar sendo, por toda a campanha. No segundo bloco, a artilharia voltou pesada contra Confúcio, que bem que tentou, mas não convenceu. Principalmente quando o assunto é saúde e educação.

Educação integral

Jaqueline Cassol criticou duramente o programa de escola em tempo integral adotado pelo governo. Segundo ela, as escolas não funcionam como deveriam “faltam professores e condições de trabalho para os atuais”. O tema pautou o segundo bloco, todos os candidatos criticaram o atual modelo implantado pelo governo. Na próxima coluna falaremos sobre o debate.

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon.Whatsapp 9248-8911.

Cientistas criam órgão em laboratório a partir de células geneticamente modificadas

Uma boa notícia pode ajudar pacientes que estão à espera em filas intermináveis por transplante de órgãos ligados ao sistema imunológico. Pela primeira vez, cientistas conseguiram construir um timo completo com células reprogramadas, criadas em laboratório. A técnica, até agora só testada em ratos, poderia fornecer órgãos de reposição para as pessoas com imunidade baixa. O estudo em questão reconstruiu um timo, um “centro nervoso” localizado perto do coração. Em vez de seguir o caminho usual de células-tronco, os pesquisadores utilizaram células do tecido conjuntivo de um embrião de rato, que foram convertidas diretamente em uma cepa de células através de uma alteração genética em seu DNA. Se o sistema de imunidade fosse comparado a um exército, o timo atuaria como a sua base de operações. Aqui, as células T produzidas na medula óssea são prontas para atacar os invasores estrangeiros, assim como os soldados estão armados e informados antes de ir para a batalha. Uma vez implantadas por timo, as células T protegem o corpo de invasores infecciosos, tais como bactérias e vírus, ou células anormais como tumores. Pessoas com um timos defeituosos carecem de células T, ficando altamente vulneráveis a infecções. Isto é especialmente perigoso para pacientes que receberam transplantes de medula óssea, que precisam de um timo trabalho para reconstruir seus sistemas imunológicos após a cirurgia.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com