Esporte

Chama olímpica chega ao Brasil; siga o caminho da tocha

Suíça - Lausanne - 29/04/2016 - REVEZAMENTO DA TOCHA OLIMPICA RIO 2016 - Após cerimônia na ONU em Genebra, a chama Olímpica Rio 2016 foi levada para a sede do Comitê Olímpico Internacional, em Lausanne. . Foto: Rio2016/Andre Luiz Mello

Depois de ser acesa em Olímpia, na Grécia, e viajar pelo país-berço dos Jogos Olímpicos e pela Suíça, onde está a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), a chama olímpica desembarca no Brasil nesta terça-feira (3). Será o início de um revezamento entre 12 mil condutores, percorrendo 327 cidades das cinco regiões do país e terminando com o acendimento da pira na cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto.

Siga em tempo real

– 11h15 – Alunos do colégio Dom Bosco, de Brasília, seguram as bandeiras dos países participantes dos jogos e uma bandeira dos jogos olímpicos. Durante a cerimônia de revezamento da tocha no estádio, as crianças vão formar a bandeira do Brasil no centro do gramado. Nesse momento (11:15) as crianças ensaiam a performance que ocorrerá durante a chegada da tocha.

Um bombeiro vai descer de rapel no centro do gramado e passará a tocha para o ex-jogador de futebol Lucio. Ele dará uma volta no gramado e passará para o atleta Ícaro Ludgero, que sairá do estádio e passará a chama para Hugo Parisi no complexo aquático Cláudio Coutinho. O acesso ao estádio está fechado para a população. Apenas alunos do colégio Dom Bosco podem ocupar as arquibancadas. Cada aluno pode trazer dois responsáveis com ele.

– 11h10 – A tocha olímpica chegou à Ponte JK, no Lago Sul, em Brasília, às 11h10 escoltada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Distrito Federal. O primeiro-sargento da corporação Manoel Messias desceu de rapel pela ponte, por uma altura de 30 metros, carregando a tocha. Ele tem mais de 20 anos na corporação e é instrutor de rapel. Messias entregou a tocha ao velejador Felipe Rondina, que estava a bordo de uma lancha de PM. Ainda no Lago Paranoá, a tocha será entregue para o atleta de canoagem Rubens Pompeu que levará a chama olímpica até o tri-atleta Leandro Macedo, no Pontão do Lago Sul, que estará em terra firme. Todo percurso pela água será acompanhado pelo policiamento lacustre da PM-DF e pelo Batalhão de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros.

– 10h44 – Dilma: atletas e turistas serão bem recebidos, apesar de instabilidade política

– 10h41 – Cantora Ellen Oléria conduz a chama olímpica.

– 10h37 – Manifestantes protestam contra o impeachment em revezamento da Tocha Olímpica

– 10h27 – Multidão toma Esplanada dos Ministérios.

Muitos pais trouxeram suas crianças para assistir à passagem da chama olímpica na Esplanada dos Ministérios. “É uma vez na vida e ele não vai esquecer isso nunca mais”, disse Ricardo Salcedo, de 37 anos, ao lado de seu filho, Leonardo, de 8. Servidores saíram dos ministérios para ver a passagem da Tocha Olímpica. “Independente de qualquer coisa, estou empolgado com a festa. Acho que vai dar tudo certo”, disse Jorge Adalberto, funcionário do MDA

– 10h25 – Vanderlei sai da Catedral e encerra a primeira parte do percurso.

– 10h22 – Dentro da Catedral, Paula Pequeno entrega a chama olímpica para Vanderlei Cordeiro de Lima, único brasileiro a ganhar a medalha Barão de Coubertin.

– 10h18 – Gabriel Medina, campeão no surf, passa a chama olímpica para Paula Pequeno, bicampeão mundial de volei. Ela carregará a tocha até a Catedral de Brasília.

– 10h15 – Já carregaram a tocha Aurilene Vieira de Brito, Hanan Khaled, Adriana Araújo e agora é a vez de Gabriel Medina.

Diretora da Escola Estadual Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves (PI), um dos 30 municípios do Brasil com o pior do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a professora piauiense Aurilene Vieira de Brito transformou sua instituição em uma das melhores no ensino médio no país, após conquistar dezenas de medalhas em competições de matemática e química.

A menina Hanan Khaled, de 12 anos, morava com a família em Idlib, no nordeste da Síria, um dos palcos da guerra civil no país. Após viver em um campo de refugiados na Jordânia,  chegou ao Brasil e, desde então, reside em São Paulo com seus parentes. A mãe de Hanan está grávida e ela vive a expectativa do nascimento de seu primeiro irmão brasileiro.

Adriana Araújo é a única mulher brasileira medalhista Olímpica no boxe, com o bronze conquistado há quatro anos, na categoria até 60 kg, em Londres. A medalha da pugilista baiana de 34 anos marcou o centésimo pódio do Brasil nos Jogos Olímpicos.

– 10h11 – Esquadrilha da fumaça sobrevoa a Esplanada dos Ministérios e forma palavra Rio 2016.

Uma das promessas brasileiras na ginástica artística, Ângelo Assumpção é acrobata, especialista em salto e solo, e integra a seleção brasileira. O atleta de 19 anos venceu o preconceito sofrido em um episódio de bullying na internet e hoje mostra por que valeu a pena acreditar no sonho do esporte.

– 10h02 – Artur Ávila Cordeiro de Melo  é o segundo a carregar a tocha olímpica. O terceiro a carregar, descendo a rampa do Congresso é Gabriel Hardy.

Primeiro pesquisador brasileiro e da América Latina a receber a Medalha Fields, considerada o Nobel da Matemática, o carioca Artur Ávila Cordeiro de Melo vai conduzir a tocha para ressaltar a importância da educação para o desenvolvimento do país e para a formação de seus atletas e cidadãos.

Aos 16 anos, Gabriel Hardy acumula prêmios e conquistas, como o Campeonato Brasileiro juvenil e o terceiro lugar no Sul-Americano de caratê. Aluno da rede pública estadual de Sobradinho, o atleta é agente jovem Transforma, programa educacional que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 às escolas.

– 9h58 – Fabiana Claudino é a primeira a carregar a tocha olímpica.

Após a Pira Olímpica ser acesa no alto da rampa do Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff acendeu a Tocha Olímpica e passou para as mãos da jogadora de vôlei bicampeã olímpica, Fabiana Claudino. Fabiana desceu a rampa do Planalto e deu início ao revezamento da tocha. A atleta seguiu em direção ao Congresso Nacional e depois irá passar a tocha a outros condutores que seguirão em direção à Catedral de Brasília

Bicampeã Olímpica (2008 e 2012) e capitã da seleção brasileira de voleibol, Fabiana Claudino é considerada uma das melhores centrais do mundo, e deve ser uma das apostas do técnico José Roberto Guimarães para buscar o tricampeonato Olímpico nos Jogos Rio 2016.

– 9h55 – Dilma acende pira olímpica.

– 9h50 – Esquadrilha da Fumaça se dirige em direção à Esplanada dos Ministérios, onde realiza apresentação.

– 10h05 – Gabriel Hardy passa a tocha para Ângelo Assumpção- 10h07 – Manifestações políticas acompanham o trajeto da tocha olímpica.

Fonte: EBC

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com