Esporte

Após reagir no Brasileirão, Fluminense reduz risco de rebaixamento de 78% para 12%

Tricolor está invicto há cinco jogos e fez 17 pontos nas últimas nove partidas. Matemático Tristão Garcia, no entanto, alerta que equipe ainda não pode relaxar: “O campeonato é muito difícil”

A série de cinco jogos de invencibilidade tem feito o Fluminense, enfim, respirar no Brasileirão. E os números refletem isso. Com os últimos resultados, o Tricolor, hoje sob o comando do técnico Marcão, reduziu o risco de rebaixamento para 12%. Os dados são do site Infobola, do matemático Tristão Garcia.

Atualmente, a equipe ocupa a 14ª colocação com 29 pontos em 25 das 38 rodadas e está a quatro pontos do primeiro time do Z-4. A porcentagem mais alta de risco de queda foi de 78%, atingida após a derrota para o Avaí, pela 17ª rodada, a primeira partida de Oswaldo de Oliveira, sucessor de Fernando Diniz, no comando da equipe na competição. Na época, o Flu tinha apenas 12 pontos e ocupava o 18º lugar, na zona de rebaixamento.

De lá para cá, foram nove jogos (contando com a partida adiada contra o Palmeiras). Nos cinco primeiros, ainda com Oswaldo, foram duas vitórias, um empate e duas derrotas. E nas últimas quatro partidas, já com Marcão no comando, foram três vitórias e um empate. Com 17 pontos somados, tem a terceira melhor campanha neste período, com menos pontos apenas que o Flamengo, que fez 25.

– O Fluminense estava no fundo do poço após perder para CSA e Avaí e precisava reagir. Mas tinha tempo, diferentemente de 2009. E vem fazendo uma grande campanha nas últimas nove rodadas. Você olha para a tabela e ele segue lá embaixo porque acumulou um déficit muito grande no início da competição – disse o matemático, que ressaltou que vitórias como visitante, como contra Fortaleza e Botafogo, contribuíram para uma redução drástica nas chances de queda.

Tristão Garcia, no entanto, ressalta que, apesar da redução drástica das chances de queda, o Fluminense não pode relaxar. O matemático explica que é preciso evitar, principalmente, perdas de pontos em casa e/ou contra adversários diretos, que fazem o risco aumentar consideravelmente.

– Ainda não dá para relaxar de jeito nenhum, porque o campeonato é muito difícil. O que pode mudar esses números é o Fluminense voltar a perder pontos para adversários diretos, como perdeu para Avaí e CSA.

A média histórica de linha de corte segura na “Era dos pontos corridos” é de 45 pontos. Desta forma, o Fluminense precisaria de mais 16 pontos nos últimos 13 jogos (39 pontos em disputa) para praticamente se ver livre do rebaixamento – por exemplo, cinco vitórias e um empate, ou quatro vitórias e quatro empates. O que equivale a um aproveitamento de 41%. O do time no campeonato é 38,7% e, no returno, de 61%.
O próximo desafio do Fluminense no Brasileirão é contra o Athletico-PR, nesta quinta-feira. A partida válida pela 26ª rodada do Brasileirão está marcada para as 21h, no Maracanã.
FONTE: GLOBOESPORTE.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com