Em Linhas Gerais

Confúcio Moura se lixa para as autoridades do Judiciário, “A corrupção nunca foi tão avassaladora em Rondônia”-Por Gessi Taborda

 FRENESI DE GOVERNO

Coiote33A corrupção nunca foi mais avassaladora em Rondônia do que nos tempos presentes. Há acusações e indiciamentos em todos os níveis de governo. Talvez seja por tudo isso que começou a surgir uma bolsa de aposta sobre quanto tempo vai durar toda essa bandalheira e quanto tempo permanecerá sentado no gabinete de governador, Confúcio Moura, o político cassado por decisão da Eleitoral.

Todo dia tem notícia nova mostrando os descaminhos transformados numa espécie de rotina da gestão publica. A denúncia sobre “coiotes” atuando na Policlínica Oswaldo Cruz não é apenas um fato capaz de angustiar ainda mais quem precisa de atendimento médico na rede pública. Por si só, este fato seria o bastante para a troca do Secretário e para decisão de governo de abrir uma sindicância e até pedir apoio da polícia especializada para investigar esse crime.

 DEGRINGOLAÇÃO DIÁRIA

SUPELMas há denúncias de nepotismo cruzado entre Supel e DER, de gente protegida de alguma figuração do governo que estava na folha, como servidor do estado, mas morava em outro país. Há coisas cabeludas, justificando ações não só da Justiça, mas também da Assembleia para investigar e até propor impeachment do chefe da administração.

Tudo degringolou geral e deve ficar ainda mais bisonho. Até quando essa politicalha ficará conduzindo Rondônia para o retrocesso que não merece?

 CONFÚCIO TÁ NEM AI

SUPELO último fato é a confissão de que estamos aparentemente vivendo numa republiqueta filosófica e sem lei. Francisco de Assis Moreira de Oliveira, que vem a ser o cunhado de Confúcio, e Gilvan Ramos (ex Secretário de Finanças), ambos pegos na “Operação Plateias”, foram transferidos do presídio “Pandinha” para a Penitenciária Estadual Aruanã. Pasmem leitores! Isso aconteceu sem autorização judicial. Mais uma demonstração de que Confúcio Moura se lixa para as autoridades do Judiciário ou então se julga tão blindado que pode fazer o que bem entender de Rondônia, como se isso aqui fosse um fazenda de sua propriedade.

 FINALMENTE ELE É RÉU

niltonNilton é Balbino, todavia prefere ser chamado de Capixaba. É mais uma figura manjada da política rondoniense. E talvez exatamente por isso sempre fosse prestigiado por quem ocupa o governo rondoniense. Mesmo depois de sair todo enodoado da “Operação Sanguessuga”, acusado de tirar proveito próprio do chamado esquema das ambulâncias continuou personagem importante no palco político do estado. Ah! É verdade: ele viu desmoronar naquela época o projeto de faturar uma cadeira no Senado e também colheu sua primeira derrota eleitoral.

 CONFRARIA DOS ESPERTALHÕES

niltonMas ter entrado na mira do Judiciário pelas supostas traquinagens de ter levado vantagem pessoal com essa manjada tática das emendas orçamentárias para prefeitos não colocou o deputado de Cacoal no limbo. Amparado por outros políticos como (só para exemplificar) Ivo Cassol, Nilton Balbino ganhou novamente um cargo de relevância (Secretário de Agricultura) e assim pavimentou novamente sua estrada eleitoral e faturou mais um mandato de deputado, na Câmara.

Agora, graças à morosidade com que caminham os processos contra quem tem cargo público nesse país, a denúncia de pratica de corrupção feita contra Balbino em 2003 deu origem a uma Ação Penal que pode por um ponto final da vida pública desse personagem, finalmente transformado em réu perante o Supremo Tribunal Federal.

 CURRICÚLO APROPRIADO

niltonPode ser que agora o parlamentar, caso se beneficie (como é praxe) da lentidão da Justiça, no plano rondoniense passe a ser até mais valorizado para ocupar algum outro cargo de relevo na gestão pública ou mesmo nos meandros da política.

Fontes acostumadas a acompanhar o mundo político em Brasília contaram à coluna não demonstra muita preocupação com a nova condição perante o STF. Para ele o julgamento de quem é poderoso e vitorioso na política, mesmo regional, é sempre um fato empurrado com a barriga dando aos réus todo o tempo necessário para uma longa sobrevivência no parlamento federal.

 CONFIANTE

niltonConsta dessas confissões de cocheira que o deputado Balbino está confiante e responde sempre: “Veja o caso de Ivo Cassol: ele está condenado a ir para a cadeia, mas continua firme no Senado, livre e solto, e ainda influenciando a política no estado”.

Mas e em relação à opinião pública do estado de Rondônia? Veja o que disse “our man in Brasília”: “Balbino acha que conseguirá mistificar e enganar a opinião pública por muitos anos com ajuda de líderes religiosos e da imprensa domesticada, sempre pronta a mostrá-lo pelo lado da dignidade, da ética, do bem senso e da responsabilidade pública”. É flórida!

 NOVO VALE DO SILÍCIO

SibaLMarEnquanto Rondônia não busca alternativas concretas para seu desenvolvimento, o vizinho estado do Acre faz um esforço danado para se tornar o novo “Vale do Silêncio” no Brasil. E quem está à frente dos esforços para fazer de Rio Branco um novo centro de tecnologia é, pasmem leitores, exatamente Sibá Machado.

O líder do PT, Sibá Machado (AC), levou comitiva do Estado para Florianópolis, para conhecer a Fundação Certi, que reúne as maiores incubadoras de ciência & tecnologia. Ele pretende levar um braço da Certi para Rio Branco, a fim de oferecer cursos de capacitação.

 COISA DO CAPETA

Na Câmara dos Deputados, onde está nossa mais bela representante política, a Mariana Carvalho, moças contratadas recolhem assinaturas de deputados de apoio a projeto de lei que proíbe missa campal, procissão, Marcha para Jesus e afins.

 ALTA RENDA

O mercado imobiliário rondoniense descobriu um novo e rentável negócio nesse setor: aluguel de prédios para órgãos públicos do município e do estado.

 HORIZONTE TISNADO

vergonhaO ano de 2015 será perdido, apesar de o governo querer passar otimismo e dizer que no segundo semestre a economia vai começar a se recuperar. E para deixar ainda mais escuro o horizonte, uma pesquisa do Ibope Inteligência mostra que 48% dos brasileiros estão pessimistas com a economia, enquanto apenas 21% estão otimistas. A produção industrial em queda pelo terceiro mês consecutivo e 40 mil empregados do setor automobilístico sendo colocados em férias coletivas nos coloca diante da realidade preocupante. Certamente os rondonienses, mesmo sem a existência de um parque fabril, vão sentir os reflexos dessa retração do país.

 SEMPRE FOI CASCATA

mauroooE acabou se confirmando não ter passado de mais uma cascata do nada confiável prefeito Mauro Nazif. Com as contramarchas na conversa mal contada da contratação emergencial de uma empresa para explorar o transporte coletivo da capital rondoniense mais uma vez ficou fácil constatar que tinha caroço nesse angu. Nenhuma empresa de porte, expertise nesse negócio, iria entrar numa canoa furada de licitação simplificada para um contrato emergencial.

Estava certa a posição do Tribunal de Contas, como a argumentação da coluna. Tomar que agora as autoridades do judiciário fiquem de olho vivo para impedir mais uma desdita aos moradores de Porto Velho.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com