Senado Federal recebe a exposição “Arte e Cultura de Rondônia”

Escrito por
Atualizado: outubro 2, 2019

Artistas dos municípios de Nova Mamoré e Ariquemes expõem pela primeira vez fora do estado

História, cultura e fábulas sobre a tela. Madeira petrificada que dá forma a luminárias, abajures e peças decorativas. Será inaugurada nesta quarta-feira (2), às 15h30, no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal, a exposição “Arte e Cultura de Rondônia”. A mostra é uma iniciativa do senador Confúcio Moura (MDB/RO), com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A exposição, aberta ao público, ficará em cartaz até sexta-feira (4). As telas são da artista plástica Edina Costa, de Nova Mamoré, e as peças decorativas de Denny Braga, de Ariquemes. “Espero que todos os servidores e parlamentares possam prestigiar esses dois artistas de Rondônia, que pela primeira vez fazem uma apresentação fora do estado”, convida Confúcio.

“As pinturas contam a história do nosso estado, o começo de tudo, a lenda dos botos, Porto Velho de 1950 (…)”, enumera Edina, ao exaltar sua primeira exposição fora do estado. “Fui pintando, as pessoas foram comprando, e apareceram convites para expor na capital. Mas me sentia insegura por ser uma artista autodidata, sem formação superior, e temia as críticas. Até que fiz minha primeira exposição num shopping. Foi um sucesso! Tanto que me deu ânimo para prosseguir e perder o medo”.

Denny Braga também começou timidamente, tendo a arte como um hobby. Suas peças são produzidas com madeira petrificada, encontrada nos igapós – vegetação submersa da Floresta Amazônica –, durante a baixa do volume de água. “Comecei decorando minha casa, como distração, utilizando os recursos naturais de forma sustentável. Passei a receber encomendas e sugeriram postar meu trabalho nas redes sociais. Hoje, minha obra é reconhecida”, comemora.

Serviço
Exposição “Arte e Cultura de Rondônia”
Abertura: Quarta-feira, dia 2 de outubro, às 15h30
Local: Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal
Em cartaz até sexta-feira, dia 4 de outubro
FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.