Cultura

Netflix desiste de lançar filmes em festivais de cinema em 2020

A plataforma não irá enviar suas produções para festivais este ano

A Netflix não pretende enviar nenhum de seus filmes originais para competição em festivais de cinema esse ano, segundo reportagem do site Indiewire.

Ainda que o serviço de streaming apoie alguns desses festivais, o plano é não enviar nenhum filme ou estrela para prestigiá-lo, numa mudança brusca de foco em relação aos últimos anos, em que as estreias de grandes produções da casam como “Roma”, de Alfonso Cuarón, e “O Irlandês”, de Martin Scorsese, passarem pela primeira vez nos festivais de Veneza e Nova York.

Apesar do cancelamento da edição 2020 do Festival de Cannes por causa do novo coronavírus, outros festivais ainda estão de pé para o segundo semestre. É o caso de Veneza, Toronto e Telluride, por exemplo.

A maioria, contudo, enxerga pela frente a realização de edições reduzidas, com maior participação de profissionais locais e parte da programação feita de forma virtual. Por isso, segundo o Indiewire, a Netflix optou por não aderir a nenhum deles em 2020 e irritou diretores de festivais, que afirmaram que a decisão piora um cenário já drástico, especialmente para mostras menores.

Entre os lançamentos mais aguardados da Netflix estão “Mank”, cinebiografia do roteirista Herman J. Mankiewicz dirigida por David Fincher e estrelada por Gary Oldman; o drama familiar “Hillbilly Elegy”, de Ron Howard, com Glenn Close e Amy Adams; e os novos filmes do diretor e roteirista Charlie Kaufman e da dupla de atores Viola Davis e Denzel Washington.

Os festivais costumam ser o primeiro passo que filmes dão em direção à temporada de prêmios, mas esta também foi abalada pela pandemia, que afetou profundamente o mercado cinematográfico.

O Oscar e o Globo de Ouro já afirmaram que vão, excepcionalmente, permitir que filmes exibidos apenas em serviços de streaming concorram aos prêmios. A data prevista da festa da Academia, em fevereiro, aliás, periga ser adiada, por causa da crise.

Ainda não é possível saber se a decisão da Netflix é simplesmente efeito da pandemia ou se o grande serviço de streaming, que se fortaleceu mais do que nunca com a quarentena, está sedimentando uma independência cada vez maior do resto da indústria.

FONTE: FOLHAPRESS

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com