Cultura

Mostra de cinema online discute a violência contra a mulher

O evento, promovido pela Filmes de Quintal (também produtora do Forum.doc), foi criado em decorrência do aumento da violência doméstica por conta do novo coronavírus

A mostra on-line Cinema, olhares no feminino será exibida ao público durante cinco semanas, até 18 de setembro. Serão cinco longas (um por semana) e dois curtas realizados por mulheres. A atividade iniciou no sábado,15, com o filme “A Hora da Estrela”.

O evento, promovido pela Filmes de Quintal (também produtora do Forum.doc), foi criado em decorrência da pandemiado novo coronavírus. “Começamos a perceber que o assunto violência contra a mulher em situação de isolamento domésticoveio muito à tona. Criamos uma mostra que se caracteriza pela diversidade da produção das diretoras”, comenta a organizadora, Júnia Torres.

Programação

22 a 28 de agosto

Precisamos falar de assédio (2016), de Paula Sacchetto

Durante a Semana da Mulher, em São Paulo, van-estúdio coleta depoimentos de vítimas de abusos. Usando máscaras, as entrevistadas revelam o que ocorreu com elas.

29 de agosto a 4 de setembro

O amor natural (1997), de Heddy Honigmann

Documentário sobre poemas eróticos de Carlos Drummond de Andrade, que vieram a público após a morte dele, em 1987. Rodado no Rio de Janeiro, filme traz pessoas comuns e artistas recitando poesias do mineiro e discutindo temas relacionados à sexualidade.

5 a 11 de setembro

Baronesa (2017), de Juliana Antunes

Documentário sobre duas amigas que moram na periferia de Belo Horizonte, às voltas com a tensão causada pela violência. Andreia começa a construir uma casa, enquanto Leid e os filhos estão à espera do marido, que está preso.

12 a 18 de setembro

Câmera de espelhos (2016), de Déa Ferraz

Construída dentro de uma caixa preta, sala de estar recebe vários homens, colocados diante de um espelho. Rodado no Recife, o filme discute o universo masculino, o machismo e questões de gênero.

Kbela (2015), de Yasmin Thayná

Curta sobre mulheres negras discute o racismo e o simbolismo dos cabelos crespos, abordando questões como autoestima e empoderamento.

ATÉ 12 DE SETEMBRO

Curta Os fios da vida das mulheres jaguar (2014), de Flor Alvarez Medrano. Filme discute a violência entre indígenas, partindo da experiência de mulheres maias.

CINEMA, OLHARES NO FEMININO 

 A mostra será realizada até 18 de setembro, com exibições gratuitas na plataforma olharfeminino.filmesdequintal.org.br.

FONTE: RONDONIAOVIVO.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com