Edital do BNDES vai destinar R$ 15 milhões para filmes nacionais

Escrito por
Atualizado: julho 9, 2018

Concurso vai promover inclusão de minorias por questão de raça, sexo e gênero

Aberto na última quarta-feira (4), o Concurso para Seleção de Projetos Cinematográficos 2018 vai garantir até R$ 15 milhões para 22 propostas. As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto no site do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Serão escolhidos filmes de sete categorias feitos por produtoras nacionais independentes: ficção comercial; ficção para mercado internacional; longa-metragem em coprodução internacional com país da América Latina; animação curta-metragem; animação longa-metragem; documentário e longas em fase final de produção.

Dos cinco escolhidos na categoria de longa-metragem de ficção voltado para o reconhecimento internacional, ao menos um deverá ser dirigido por mulher cisgênero, mulher transgênero/travesti, pessoa negra (preta ou parda) ou indígena.

A cota de inclusão foi criada para mudar o quadro apontado em pesquisa da Agência Nacional de Cinema (Ancine), segundo a qual 75,4% dos filmes lançados em 2016 foram dirigidos por homens brancos.

FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.