Cultura

Antigo hotel de Porto Velho será palco de espetáculo da Cia Beradera de Teatro

“Temos que mostrar para o público em geral que a cidade está viva, cheia de histórias e memórias, repleta de lugares que nem sabemos que existem”, afirmou o diretor

Com a obra inspirada na vida de uma importante figura religiosa de Porto Velho, a  Beradera Companhia de Teatro volta à cena no final de março com o espetáculo ÍFÈ, tendo como palco o antigo hotel Pousada da Sete, localizado em cima da Loja Mega Modas – em pleno centro comercial da capital.

O diretor e dramaturgo, Raoní Amaral, conta que a ideia da peça surgiu após dois anos de pesquisa acadêmica sobre a história de uma das mais importantes Mães de Santo da capital, que recebeu em seu terreiro, no bairro Areal, grandes figuras públicas e personagens da história regional.

“Após enfrentar muitas dificuldades, ela conseguiu erguer um dos maiores templos afro-religiosos do estado de Rondônia”, completa Raoni, que assina, também, a iluminação e a trilha sonora da montagem, ao lado de Milla Oliver. O elenco é composto por Andressa Silva, Diego Augusto e Júnior Brum.

A escolha do hotel se deu a partir do interesse da Cia em ocupar os espaços do “velho centro” da cidade de Porto Velho. “Temos que mostrar para o público em geral que a cidade está viva, cheia de histórias e memórias, repleta de lugares que nem sabemos que existem, onde podemos construir infinitas possibilidades de troca”, reforça o dramaturgo.

Para Raoni, a encenação, dramaturgia, iluminação, figurino e todo o aparato técnico, principalmente a relação com o público, se mostram muito mais interessantes e com mais possibilidades dentro de um espaço não convencional para uma apresentação teatral.

O espetáculo acontece em movimento, possibilitando o público, que será limitado, uma transição e envolvimento entre os espaços. A estreia acontece no dia 23/3. As apresentações seguem nos dias 24, 30 e 31 de março e 6 e 7 de abril. A entrada é gratuita.

A Beradera Cia de Teatro

A Beradera Companhia de Teatro surgiu em 2013, com a montagem da peça “Lete”, contemplada pelo Prêmio Myriam Muniz 2012, inspirada a partir da instalação das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau em Porto Velho, relacionando os atuais eventos com outros pertencentes aos ciclos migratórios do passado.

O segundo trabalho do grupo, “Saga Beradera”, surgiu no ano de 2015, contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2014. A peça parte dos eventos reais da enchente histórica de 2014, que alagou diversas comunidades ribeirinhas de Rondônia.

A companhia volta agora com ÍFÈ, contemplada com o Prêmio de Teatro Jango Rodrigues 2017, marcando a estreia de Raoni Amaral como dramaturgo e diretor.

FICHA TÉCNICA

Direção e Dramaturgia: Raoní Amaral.
Dramaturgia dos Quartos: Andressa Silva, Diego Augusto e Junior Brum.
Elenco: Andressa Silva, Diego Augusto e Júnior Brum.
Figurinista: Selma Pavanelli.
Costureira: Rita Magna.
Cenografia: Ismael Neves.
Trilha Sonora: Milla Oliver e Raoní Amaral.

Dramaturgia da Luz: Raoní Amaral.
Fotografia e Filmagem: Luana Lopes.

 

FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com