Cidades

Semusa inicia aplicação de nova vacina em crianças de 11 e 12 anos

A meningocócica ACWY está disponível em todas as unidades básicas de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) iniciou a aplicação da vacina ACWY em crianças de 11 e 12 anos, para proteção contra a meningite. A vacina meningocócica conjugada quadrivalente foi incorporada ao esquema de vacinação do SUS esse ano e está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Porto Velho.

A vacina meningo ACWY protege contra a meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Antes, a imunização era disponibilizada apenas em clínicas particulares, porém, devido ao aumento no número de óbitos causados pela doença no país, agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.

A Semusa já disponibiliza em toda sua rede a vacina contra a meningite do tipo C, indicada para crianças menores de cinco anos. Quem já recebeu esta vacina também pode ser vacinado com a meningocócica ACWY, respeitando intervalo mínimo de um mês após a última dose.

Os pais ou responsáveis podem levar as crianças em qualquer unidade básica de saúde, das 8h às 17h30, portando cartão de vacina, cartão do SUS e um documento pessoal.

O que é meningite?

Uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.

Na doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis, além das crianças, os adolescentes e adultos jovens têm o risco de adoecimento aumentado em surtos. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com