Samu em Porto Velho recebe duas novas ambulâncias do Ministério da Saúde

Escrito por
Atualizado: maio 9, 2018

A previsão é que mais três cheguem até o fim de maio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) recebeu do Ministério da Saúde (MS) cinco novas ambulâncias – duas delas foram entregues na manhã desta terça-feira, 08. As outras três serão entregues até o final deste mês. Os veículos integrarão a frota do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) da capital.

O Samu vinha trabalhando com apenas cinco ambulâncias, quatro delas novas, adquiridas em março deste ano com recurso próprio da Prefeitura. Agora, somadas as duas recebidas nesta terça, a frota passa para sete.

Uma dessas ambulâncias será enviada ao distrito de Jaci-Paraná para atender a base descentralizada do Samu que será instalada em breve nessa localidade.

Esse serviço (Samu) funcionará no mesmo prédio da UPA,que passará por reformas para que sejam feitas as adequações necessárias para comportar mais essa demanda. O atual veículo que atende a esse distrito será encaminhado para Vista Alegre.

Com os novos veículos, segundo o secretário Municipal de Saúde, Orlando Ramires, a Semusa amplia o serviço de urgência em Porto Velho, atingindo, assim, o percentual de cobertura preconizado pelo MS em relação à quantidade de ambulâncias e a média populacional.

Regularização

O prefeito Hildon Chaves afirmou que há anos Porto Velho não recebia veículos do Ministério da Saúde, pois o serviço estava irregular, com pendências deixadas por outras gestões. “Quando assumi a administração, uma das primeiras medidas foi tomar providências para regularizar a situação”, declarou.

Foram dadas baixas em multas e também nos veículos que estavam parados no pátio sem condições de rodar, mas que constavam ativos perante o MS. “Foi preciso resolver essas questões para ficarmos isentos perante o Governo Federal”, ressaltou Marta Cavalcante, gerente do Samu.

Unisp

Com a chegada das outras três ambulâncias, segundo o secretário, a meta é deixar um veículo em cada Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) para que o serviço fique mais próximo da população.

Fonte: Semusa

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.