Cidades

Road Show 2016: Simpósio Internacional PHIBRO destaca que um dos maiores desafios para mercado bovino é a situação econômica

Pesquisadores norte americanos juntamente com doutores do Canadá, África do Sul, México e Argentina respondem a jornalistas sobre a cadeia da carne.

Um dos maiores desafios no mercado bovino brasileiro é a atual situação e econômica do País, na opinião do presidente da Phibro Saúde Animal, Larry Miller. “Os efeitos no câmbio foram enormes, já que o País é um grande exportador de carne bovina. Em termos de rentabilidade, este é um dos principais drivers para o setor atualmente”, disse Miller ao Broadcast Agro (serviço de notícias em tempo real da Agência Estado), durante o Simpósio Internacional Phibro, que é realizado nesta quarta-feira, 16, em Ribeirão Preto (SP). Pesquisadores internacionais participam do simpósio.

São profissionais vindos dos Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Argentina e México, além do Brasil. Entre os assuntos abordados no eventomarcelo3 estão as novas exigências nutricionais do gado de corte, a produção de carne bovina nos Estados Unidos, requerimentos de energia e proteína para crescimento e terminação de bovinos.

“Eu acredito que as exportações brasileiras devem avançar e ganhar mais market share no mercado internacional, por causa da sua posição e competitividade”, afirmou o executivo. Em compensação, Miller ressaltou que o câmbio também elevou o custo de insumos e que muitas empresas tiveram de repassar esta alta aos produtores. Para ele, a recente valorização do real vista na semana passada já é uma tendência passada, com a alta registrada pela moeda na terça-feira, 15, e na quarta-feira, 16.

“O que vimos foram algumas reações emocionais (por causa de fatos políticos) – mais do que qualquer outra coisa – que pressionaram o dólar para R$ 3,60”, disse. Para ele, a moeda deve se manter acima dos R$ 4,00 no longo prazo.

Eficiência de produção

Para Miller, é necessário coletar mais dados e pesquisas específicos sobre as características da pecuária brasileira. “O desafio do Brasil é lidar com a maior parte dos dados que vem de uma visão norte-americana, muitas informações disponíveis também são antigas e não houve muita atualização. Isto é um desafio”, afirmou ele.

O congresso trouxe ao Brasil o lançamento da 8ª edição do compêndio que analisa a literatura científica sobre a nutrição de bovinos de corte. O documento, desenvolvido pela Comissão das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina, dos Estados Unidos – antigo NRC -, é uma das mais importantes referências para os profissionais de nutrição animal de todo o mundo.

Desde 2000, o documento não passava por revisão. Pesquisadores internacionais participam do Simpósio. São profissionais vindos dos Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Argentina e México, além do Brasil. “Estamos projetando e definindo novas diretrizes sobre o que a nutrição animal deve ser. Há algumas mudanças significativas em algumas áreas, como em relação ao clima, que é uma das principais novidades trazidas”, afirmou Miller.

Ele comentou também sobre as questões de meio ambiente e bem-estar animal que pesam sobre a indústria pecuária, que é constantemente questionada por instituições e organizações internacionais. “Muito dos questionamentos sobre bem-estar animal é uma questão política. Tratar mal seus animais ou sua terra seria ir contra à atividade a que eles (pecuaristas) se propõem.

É do interesse deles cuidar da melhor forma possível dos animais e da terra”. Para Miller, é necessário que a atividade busque evolução em produtividade e eficiência, já que não será mais possível aumentar as áreas de pastagens e produção de grãos no mundo. “Apresentamos aqui novas informações e dados que podem auxiliar no aumento da eficiência e da produtividade”, disse. O simpósio teve início na segunda-feira, 14, e termina nesta quarta.

 

Fotos: Ricardo Júnior/O Nortão

Autor: Ricardo Júnior/O Nortão com informações
Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
Tags

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com