Projeto ‘Porto Velho Sport Fishing’ é lançado pelo prefeito Hildon Chaves

Escrito por
Atualizado: maio 19, 2018

Objetivo é fomentar o turismo de pesca em Porto Velho; o pescador profissional Nelson Nakamura participou do evento

O Projeto ‘Porto Velho Sport Fishing’, que tem como principal objetivo aquecer o turismo de pesca na capital, foi lançado pelo prefeito Hildon Chaves  nas dependências do Porto Público, na margem direita do rio Madeira.

A iniciativa é resultado de parceria da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), e com Conselho Empresarial de Turismo (Conetur).

“A pesca esportiva, no mundo inteiro, é uma prática com grande potencial de atração de pessoas e de recursos”, salientou o prefeito ao explicar o investimento da prefeitura na proposta. “Em Porto Velho, eu acredito que a vocação principal para o turismo é a pesca esportiva”, acrescentou.

“Estamos no coração da Amazônia e o plano estadual do turismo identificou essa potencialidade como uma das principais a serem incentivadas. Tenho certeza que vai ser um sucesso e a nossa capital passará a integrar o mapa nacional da pesca esportiva”, asseverou.

Estudos que embasaram o projeto revelam que Porto Velho, por possuir a maior ictiofauna biogeográfica do planeta, é considerada a melhor capital brasileira para pesca esportiva. O levantamento foi realizado pelo Laboratório de Ictiologia da Unir, em parceria com outras instituições, para atender o Consórcio Santo Antônio.

Os técnicos fizeram a catalogação, denominada de “Peixes do Rio Madeira”, desde o rio Guaporé até a foz do rio Madeira, percorrendo 2.500 quilômetros de extensão, onde foram encontrados mais de mil espécies de peixes.

O secretário Júlio César, da Semdestur, ressaltou que a capital é riquíssima no turismo de pesca devido aos vários rios que cercam a cidade. “O Madeira é muito rico em peixe, mas temos outros rios também repletos de bons lugares de pesca, como o Jamary e o Verde. Temos ainda áreas de pesca em Mutum-Paraná e em Jaci-Paraná”, destacou.

Convidado especial para a solenidade de lançamento do projeto, o renomado pescador profissional Nelson Nakamura, que tem mais de 30 anos de experiência na pesca esportiva, fez demonstrações de lançamento de anzol e falou das potencialidades desse segmento turístico que, segundo ele, é um dos que mais cresce no mundo.

“O projeto precisa cuidar para acabar com a pesca predatória, tem bastante peixe, mas quanto mais tiver melhor”, salientou, acrescentando que a grande vantagem de Porto Velho em relação a outras capitais, é que o pescador tem o rio no centro da cidade. “O rio Madeira para peixe de escama não é bom, mas é muito bom para peixes de couro, como a Pirara e o Surubim, por exemplo”, atestou.

Curso

As atividades relacionadas ao “Porto Velho Sport Fishing” iniciaram com a realização de curso de formação de condutores de pesca, destinado aos profissionais que realizam este receptivo aos turistas que vêm à capital praticar esse esporte. O curso foi realizado pelo Senac e os formando foram certificados durante a solenidade de lançamento do projeto.

Fonte: Comdecom

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.