Prefeitura de Porto Velho entrega novas ambulâncias para o Samu

Escrito por
Atualizado: março 10, 2018

Em breve serão nove viaturas novas para atendimento da população

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) ganhou um reforço nesta quinta-feira (08) com o recebimento de três novas ambulâncias entregues pelo prefeito, dr Hildon Chaves e pelo secretário municipal de saúde (Semusa), Orlando Ramirez aos colaboradores do serviço.

O SAMU desempenha um papel fundamental em Porto Velho, que é o socorro em um curto espaço de tempo. São em média 1.200 chamados atendidos ao mês e para dar continuidade ao trabalho, investimentos na estrutura são essenciais. Entendendo a necessidade, a prefeitura realizou a compra de quatro viaturas totalizando R$ 716 mil, de recursos próprios. O pagamento, entretanto, só será efetivado após a entrega do quarto veículo, que deve acontecer até o dia 20.

Além das unidades móveis compradas pela administração, o município deve receber outras cinco do Ministério da Saúde, duas já estão chegando ainda este mês, mas as demais também já estão garantidas, segundo o prefeito.

“As nossas ambulâncias estavam praticamente quase todas sucateadas e há muito tempo Porto Velho não recebia ambulâncias novas. A gestão anterior não deu baixa nas que já estavam inservíveis, então nós fizemos essa baixa, uma ação burocrática e automaticamente o Ministério estará nos encaminhando mais cinco novas ambulâncias, então serão nove para atender a população da capital”, detalhou Hildon, comemorando a ampliação do serviço, que atinge o preconizado em relação a média populacional da cidade.

REESTRUTURAÇÃO

Outro reforço que chega para o Samu é estrutural. A sede, que está localizada ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança no bairro Embratel, vai passar por reparos. O telhado da unidade será reformado pela Santo Antônio Energia que já assinou a ordem de serviço para a reconstrução. “O convênio que nós temos partiu de uma demanda da prefeitura. Nós verificamos com os técnicos a necessidade da reforma do telhado dessa edificação de extrema importância e no dia de hoje estamos dando ordem de serviço a empreiteira para início imediato”, garantiu Welton Correa, gerente de engenharia.

AÉREO

Durante a solenidade de entrega das ambulâncias o secretário da Semusa anunciou ainda o estreitamento de relações entre Samu e Corpo de Bombeiros Militar. Segundo Orlando, está em conversa com a instituição a assinatura de um convênio para a utilização de aeronaves dos bombeiros no socorro a vítimas quando necessário. São duas aeronaves, sendo uma UTI e ainda um helicóptero.

“Esse convênio é extremamente importante, uma das coisas mais importantes que já aconteceram no atendimento de urgência e emergência a ribeirinhos e moradores da região da Ponta do Abunã. Nós já começamos a conversar e talvez na próxima semana a gente possa assinar, mas já há uma determinação do comandante de que nós podemos utilizar essas aeronaves em caso de necessidade”, explicou Ramires.

O prefeito por sua vez comemorou a possibilidade, que não deve gerar custos para o município. “Com essa oferta passaremos a receber uma verba do Ministério da Saúde e esse valor será repassada ao próprio Corpo de Bombeiros para auxiliar no custeio desse serviço que será prestado a população de Porto Velho”, concluiu Hildon Chaves.

Fonte: Comdecom

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.