Prefeito Hildon Chaves quer efetivar o PPP em todas as escolas durante a sua administração

Escrito por
Atualizado: junho 7, 2018

Mais de 30% da rede de ensino da capital já estão autorizadas ou reconhecidas pelo Conselho Municipal de Educação

Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem incentivando as escolas municipais de Porto Velho a construir/reformular e implantar seus Projetos Político Pedagógicos (PPP). A meta do prefeito Hildon Chaves é que em até o final da sua administração todas as escolas tenham o seu PPP e, dessa forma, possam ser reconhecidas pelo Conselho Municipal de Educação. Atualmente, mais 30% já têm o projeto.

De acordo com Maria do Carmo Pimenta, gerente da Divisão de Inspeção Escolar (DIIE), o PPP é uma ferramenta primordial na organização e no direcionamento do ano letivo. “É através dele que a escola consegue definir suas prioridades, convertê-las em metas educacionais, medir os resultados atingidos e avaliar o próprio desempenho”, disse ela.

Ainda segundo a gerente, com o Projeto Político Pedagógico a unidade escolar evita serviço de má qualidade, perda de recursos e de tempo. “O planejamento é fundamental para que o gestor tenha mais segurança ao realizar suas ações e escolher as melhores estratégias, já que elas estarão fundamentadas. Além disso, dá autonomia ao gestor”.

O PPP, junto com Regimento Escolar, cria condições para que a instituição educacional busque a sua autorização e/ou reconhecimento no Conselho Municipal de Educação, credenciando, assim, o gestor para solicitar diretamente ao MEC recursos financeiros, bem como participar dos programas sem necessidade de recorrer à Semed. Atualmente, as escolas que não possuem autorização e reconhecimento dependem da secretaria para homologar todas as ações executadas por elas.

Informações

No projeto constam informações detalhadas da unidade desde quando foi construída, quantos e quais gestores já a administraram, quais reformas foram realizadas, quantas salas o prédio possui, se houve ampliação, quais os projetos e programas existentes, entre outros.

O vice-diretor da Escola Municipal Riacho Azul, Luciano Francisco, entregou essa semana o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar. Para ele, o PPP representa um grande avanço, pois beneficia não só os alunos e professores, mas também profissionais da educação e a comunidade como um todo. “O PPP é o RG da escola. É nossa identidade, nossa história. Que conta de onde viemos e onde queremos chegar”,observou.

Fonte: Comdecom

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.