Prefeito Hildon Chaves diz que reunião com Bolsonaro nesta terça-feira foi “muito positiva”

Escrito por
Atualizado: julho 31, 2019

Pauta principal da audiência com o presidente foi o desenvolvimento do setor produtivo e intercâmbio comercial com a Bolívia

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, classificou como “muito positiva” a audiência que ele teve na manhã desta terça-feira (30/7), com o presidente da república, Jair Bolsonaro. A reunião agendada pelo deputado federal Coronel Chrisostomo tratou sobre o desenvolvimento do setor produtivo, no sentido de facilitar o intercâmbio comercial entre Brasil e Bolívia, especialmente entre Rondônia e o País vizinho.

Além de Chrisostomo, também participaram do encontro, a ministra da agricultura, Tereza Cristina, o ministro da infraestrutura, Tarcisio Gomes, empresários e representantes de vários setores de diversos municípios de Rondônia, empresários e autoridades bolivianas, além de representantes da Bacia Leiteira e de cooperativas de crédito, dentre outros.

Na ocasião, foi tratado sobre a criação de dois portos alfandegários voltados para importação e exportação, um deles em Costa Marques e outro em Guajará-Mirim. Em Costa Marques, pelo rio Guaporé, seria transportado, por exemplo, o calcário para a Bolívia, Guajará-Mirim e região da Ponta do Abunã. Com isso, diminui em cerca de 25% os custos, devido a eliminação do frete rodoviário.

“Isso facilita muito o acesso de fertilizantes, que hoje nós importamos de países como Irã e União Soviética, que nós importamos pelo Porto de Paranaguá ou de Santos e vêm pelo frete rodoviário até Porto Velho, Ponta do Abunã, o estado de Rondônia inteiro. Nós pagamos o fertilizante mais caro do mundo. Então, esses fertilizantes poderão começar a vir da Bolívia. Isso daria rapidez e agilidade na vinda desses insumos e adubo, adubo e fertilizante que fazem o agronegócio girar, que é a nossa principal vocação econômica”, explicou Hildon Chaves.

Obras

O prefeito ainda aproveitou a oportunidade para tratar sobre a conclusão do asfaltamento da BR-319, estratégica para Porto Velho, mineração e a liberação de recursos da emenda de bancada para drenagem e asfaltamento dos bairros Lagoa e Igarapé e as avenidas Calama (até o residencial Cristal da Calama) e Rio de Janeiro, até o Orgulho do Madeira, cujos projetos estão em andamento.

“Isso é resultado desse nosso intenso trabalho aqui, visitando parlamentares, visitando os ministérios, corpo técnico dos ministérios, enfim, estamos aqui num trabalho frenético. Quase toda semana tenho que vir a Brasília. Estive aqui na semana passada e essa semana de novo”, comentou.

FONTE: Comdecom

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.