Obras de adequação no porto do Cai N’’água ficam prontas em abril

Escrito por
Atualizado: fevereiro 6, 2018

Previsão é feita durante visita de dr Hildon e do deputado federal Luiz Cláudio à região; comitiva foi também às obras do viaduto da Campos Sales

O prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, visitou, na manhã desta segunda (5), em companhia do deputado federal Luiz Cláudio (PR), as obras do terminal portuário do Cai N’’água, no bairro do mesmo nome, que passa por obras melhorias em segurança e operacionalidade orientadas depois que foi interditado pela Marinha em 2016.

A visita, que contou com a participação de Cláudio André Neves, superintendente substituto do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), foi para ver o andamento das intervenções na unidade, com liberação extraordinária de R$ 3,8 milhões, negociados pelo prefeito e pelo deputado junto ao ministro Maurício Quintela (Transporte, Portos e Aviação Civil).

Durante a visita, engenheiros e técnicos explicaram as reformas e adequações do porto, que devem ser concluídas em abril próximo. Os recursos foram articulados e liberados em tempo recorde depois que dr Hildon, durante visita de Quintela a Rondônia, levou o ministro para ver a situação do porto.

As obras vistoriadas são no prédio da administração do porto, urbanização, redes elétricas e hidráulicas, agências de venda de passagens. Além disso, estão sendo substituídos os antigos cabos de aço por correntes que ficarão presos a seis atracadores de concreto pesando, individualmente, 40 toneladas.

Dr Hildon disse que, finalmente, depois de dois anos paralisadas, as obras serão concluídas porque “são importantes econômica e socialmente, pois, além de contribuir para escoamento e transporte de cargas para o Baixo Madeira, indo até o Amazonas, também beneficiarão diretamente as comunidades ribeirinhas”.

Pela calha do Madeira, a partir daquele porto, navegam diariamente quatro embarcações, com 150 passageiros cada uma, chegando a um total de 4.200 pessoas, sem contar o transporte de gêneros alimentícios. Seus flutuantes têm capacidade para até 40 toneladas, aptos a receber bitrens e carretas.

“Finalmente, podemos dizer que, com a ajuda do deputado Luiz Cláudio, conseguimos recursos para fazer as restaurações necessárias no porto do Cai N’’água, para operar, agora, com a autorização da Marinha, a longo prazo”, reforçou dr Hildon.

Já Luiz Cláudio disse que, “graças ao poder de articulação do prefeito dr Hildon, seu convencimento junto ao ministro Quintela, nos foi possível conseguir esses recursos em tempo recorde para término dessas obras”.

VIADUTO

Depois do porto, a comitiva foi até as obras de conclusão do viaduto da rodovia BR-364 com a avenida Campos Sales. Tanto dr Hildon quanto Luiz Cláudio fizeram questão de destacar que as obras andam independentemente das chuvas para melhora o tráfego seguro de veículos e o aspecto da cidade.

“Finalmente, depois de 10 anos, podemos dizer que agora vamos terminar os encantados viadutos, que até agora mais pareciam nódoa e entrave ao desenvolvimento e ao bem estar da população”. Segundo ele, “também aqui, com o apoio do deputado Luiz Cláudio e de toda a bancada federal de Rondônia, as obras evoluem bem”. A previsão de conclusão ali é agosto deste ano.

Já Luiz Cláudio, com uma emenda de R$ 13 milhões para a obra, disse que, como os demais, “esse viaduto aqui é um cartão de visita da cidade, e vamos terminá-lo graças ao prefeito dr Hildon, aliado importante, juntamente com a dedicação do Dnit”.

Fonte: Comdecom

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.