Com redução de custos, prefeitura investe em gestão transparente

Escrito por
Atualizado: novembro 10, 2017

Projetos piloto já mostram andamento das UPAs e no transporte coletivo; ações vão chegar à educação

Embora ainda em construção, as propostas de modernização do sistema de informação da Prefeitura de Porto Velho, determinadas pelo prefeito dr Hildon Chaves, se encontram em andamento com importantes resultados. Exemplos disso estão na tecnologia da informação, com agilidade, segurança e confiabilidade nas áreas de transporte público de passageiros, na sempre “nevrálgica” área da saúde e, também, na educação.

Dentro da gestão transparente, a prefeitura já compartilha publicamente, com o apoio da CMTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Comunicação e Pesquisa) da prefeitura, dados sobre funcionamento das UPA (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas, fluxo de horários, roteiros e quantidade de veículos do transporte de passageiros e, ainda, a plataforma para matrícula on line nas escolas da rede municipal de ensino.

As medidas fazem parte de um pacote que se consolidará no período de dois anos (2018-2020), agrupando saúde, educação, arrecadação, transporte, planejamento e obras, com o cidadão podendo acessar tudo pelo software livre e-cidade, totalmente gratuito. Isso, além de mostrar o que a prefeitura faz, atenderá à transparência estabelecida pela Lei de Acesso à Informação, podendo o cidadão acessar a qualquer momento.

Para isso, o coordenador da CMTI, Saulo Nascimento, conta com uma equipe de 80 pessoas, das quais 76 são do quadro efetivo da prefeitura. “O prefeito dr Hildon quer, e estamos buscando dar, todo o suporte tecnológico em termos de informação administrativa e estratégica tanto em nível de gestão como de atendimento”.

Ele cita alguns exemplos: na saúde, a logística e a distribuição de medicamentos nas unidades de saúde; na educação, se terá avaliação real do aprendizado, aplicação de recursos, evasão escolar etc; sobre receitas, o nível de arrecadação do município. EDUCAÇÃO

Atualmente, através do site da prefeitura www.portovelho.ro.gov.br, qualquer pessoa pode acompanhar o andamento de atendimento nas UPAs, e também o quadro de horários dos ônibus coletivos de passageiros. Ainda está em construção a plataforma para a realização de matrículas novas nas escolas municipais, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Os planos da prefeitura é ter consolidadas áreas de desenvolvimento de sistema, de infraestrutura de rede, suporte ao usuário e governança de TI.

Fonte: CMTI

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *