Cidades

Acre decreta situação de emergencia com mais de 600 famílias desabrigadas em Brasiléia

Com mais de 600 famílias atingidas pelas águas do Rio Acre, o governador do estado, Tião Viana, decretou estado de emergência no município de Brasiléia, distante 232 quilômetros da capital acreana. Na medição realizada ao meio-dia deste domingo (22), o nível do rio atingiu 13,52 metros, 2,12  metros acima da cota de transbordamento, que é de 11,40 metros.  O governador visitou neste domingo os municípios  de Brasiléia, Assis Brasil e Xapuri, os mais atingidos pelas águas do Rio Acre.

No município de Xapuri, distante 188 km de Rio Branco, o nível do rio chegou aos 14,56 metros, ás 15h deste domingo, sendo que a cota de transbordamento é de 13,40 metros. Segundo a Defesa Civil Estadual, mais de 30 famílias já foram retiradas de suas residências, sendo oito encaminhadas para o abrigo da cidade e as demais alojadas em casas de parentes.

Em Assis Brasil, o nível do rio diminuiu 42 centímetros e registrou a marca de 10,96 metros. Na manhã deste domingo, as águas marcavam 11,38 metros. O Riozinho do Rola, marcou 11,83 metros, apontando 66 centímetros a mais da cota registrada na manhã deste domingo, 11,17 metros.

Já em Sena Madureira, o Rio Iaco está a 20 centímetros da cota de transbordamento, que é de 15,20 metros. O Rio Acre em Brasiléia, segundo a Defesa Civil, está sem leitura na tarde de domingo.

Segundo o coordenador da Defesa Civil no Estado, coronel Carlos Batista, ao todo são mais de 450 pessoas mobilizadas para dar assistência às famílias atingidas pelas águas do rio. Homens do Exército, Corpo de Bombeiro, Defesa Civil Estadual, Polícia Militar Prefeitura, Depasa e Detran, estão mobilizados no atendimento às famílias desabrigadas.

“Estamos com toda estrutura do governo do estado em Brasiléia. Desde quarta-feira (18), que a Defesa Civil Estadual, juntamente com o Corpo de Bombeiro, estão dando todo suporte às famílias atingidas pelas águas. Temos mais de 46 secretarias dando atendimento para essas pessoas no sentido de minimizar os prejuízos”, diz.

Ainda de acordo com Batista, a previsão para esta semana é de chuva em todo o estado. Ele explica que o nível dos rios deve continuar subindo.”Vamos continuar monitorando os rios, até porque o nível das águas continua subindo em Brasiléia e vai evoluir em Xapuri  e também em Rio Branco. A previsão é de muita chuva para os próximos dias”, conta.

Fonte: Acre Alerta

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com