Exportação de minério de ferro do Brasil recua 16,7% em junho na comparação anual

Escrito por
Atualizado: julho 10, 2019

As exportações de minério de ferro do Brasil somaram 29,40 milhões de toneladas em junho, forte recuo de 16,7% na comparação anual e com leve queda também ante as 29,83 milhões de toneladas embarcadas em maio, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira.

Os embarques brasileiros da commodity têm caído na comparação anual desde março, em meio a desdobramentos do rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG) em janeiro que deixou centenas de mortos e levantou preocupações sobre as operações de minas no país.

Em abril, as exportações de minério de ferro pelo Brasil tocaram uma mínima mensal para 2019, de 18,34 milhões de toneladas, um volume 29% abaixo do visto no mesmo mês do ano anterior.

Preocupações com uma oferta mais apertada após o desastre de Brumadinho e problemas operacionais de mineradoras australianas têm impulsionado o minério de ferro neste ano, assim como uma recente sequência de alta nos preços do aço.

A matéria-prima do aço fechou em alta de 4,7% na bolsa chinesa de Dalian nesta segunda-feira, a 873 iuanes por tonelada. O contrato mais ativo do minério de ferro chegou a tocar 874,5 iuanes na sessão, maior valor já registrado desde o início das negociações da commodity na bolsa, em 2013.

FONTE: REUTERS

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.