Brasil Produtivo

Com informação dentro da porteira, Aplique Bem contribui para a evolução do agricultor, diz gerente da UPL no Caminhos do Agro

Mais de 72 mil agricultores já foram treinados pelo programa Aplique Bem, uma parceria entre Instituto Agronômico (IAC) e UPL que dissemina informações sobre o uso seguro e correto de soluções para o campo. A iniciativa foi tema da websérie Caminhos do Agro, promovido pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O sexto episódio foi transmitido ao vivo em 21 de outubro pelas redes da pasta e também da TV Cultura.

João Mancine, gerente de marketing para hortifrútis e culturas perenes da UPL Brasil – uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do país –, destacou que o projeto é motivo de orgulho para a companhia e é o primeiro passo para que os produtores possam cultivar com mais segurança e até mesmo conquistar certificações internacionais de boas práticas. Ele participou do episódio ao lado do secretário Gustavo Junqueira.

“Quando levamos informações de qualidade para dentro da porteira, capacitando os produtores, estamos fazendo um processo de evolução do nosso agricultor e sendo um difusor de mudança”, afirmou Mancine. “Um dos grandes benefícios que a UPL pode prover, além de colocar soluções de proteção de cultivos para esse agricultor, é apoiar para que ele use as tecnologias de maneira correta e tenha eficiência na aplicação.”

Criado há 13 anos pelo IAC, em parceria com a UPL, o Aplique Bem tem treinado produtores rurais sobre a aplicação segura de defensivos nos diferentes cultivos, ajudando a racionalizar o uso desses produtos e proteger o meio ambiente. Atualmente, o programa conta com cinco laboratórios móveis – sendo um exclusivo para São Paulo – e já foi implantado em outros países: Colômbia, México, Vietnã, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana e República do Mali.

O programa é coordenado pelo pesquisador científico do IAC Hamilton Ramos, doutor em tecnologia de aplicação. Presente na transmissão, ele destacou a metodologia dos treinamentos, que são gratuitos: em vez de levar os agricultores para uma sala de aula, a equipe leva a sala de aula até a realidade deles – o campo. Cada turma não ultrapassa o limite de 20 pessoas, uma medida que ajuda a não comprometer a eficiência do aprendizado.

“Nós temos trabalhado muito para que a informação chegue de forma adequada ao agricultor, precisamos transformar conceitos científicos em linguagem que ele entenda”, disse. “A métrica do Aplique Bem é a mudança de atitude. Porque o Aplique Bem quer voltar àquela área e ver que o treinamento foi eficiente em corrigir um problema”, finaliza. Durante os treinos, os produtores aprendem usando os próprios equipamentos e com foco na cultura em que atuam.

Extensionistas rurais

Além das ações habituais, o programa Aplique Bem será responsável pelo treinamento dos 400 extensionistas rurais do Estado de São Paulo, que atendem a pequenos produtores do interior. A iniciativa foi tema de um protocolo de intenções assinado no ano passado pela Secretaria da Agricultura, o IAC e a UPL. Por meio dessa parceria, os produtores rurais terão acesso a um treinamento com profissionais com altíssimo conhecimento técnico.

Caminhos do Agro

A websérie Caminhos do Agro é realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista, em parceria com a UPL e outras empresas. Os episódios serão transmitidos pelos canais do YouTube da TV Cultura (https://www.youtube.com/cultura) e da pasta (https://www.youtube.com/agriculturasp).

O projeto tem 10 episódios que mostrarão iniciativas, projetos, pesquisas e ações que contribuem para que o produtor paulista tenha uma produção cada vez mais eficiente e sustentável para abastecer o mundo. A UPL será a participante central em mais dois episódios, além do que abordou o agro seguro: mercado (4 de novembro) e consumo (18 de novembro).

A UPL também participará de quatro lives sobre culturas específicas. A primeira foi sobre cana, em setembro. Em 28 de outubro, será a vez da citricultura. A olericultura – o cultivo de legumes – estará em pauta no dia 25 de novembro. Por fim, em 9 de dezembro, será a vez de abordar a soja.

Sobre UPL

A UPL é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US $ 5 bilhões. Como uma das 5 maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em produtos biológicos e soluções tradicionais de proteção de cultivos, com mais de 13.600 registros. Com presença em mais de 130 países e mais de 10.000 colaboradores globalmente, atuamos em cerca de 90% da produção de alimentos em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções para todos os ciclos dos cultivos, desde o tratamento de sementes até a mesa do consumidor, incluindo serviços e tecnologias digitais, visite upl-ltd.com.br

FONTE: ASSESSORIA TEXTO COMUNICAÇÃO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com