Brasil Produtivo

Causas, sintomas e tratamento da Síndrome Metrite Mastite Agalaxia (M.M.A.) em suínos

A Síndrome Metrite Mastite Agalaxia, conhecida como Síndrome M.M.A., acomete as fêmeas de suínos no fim da gestação, durante o parto e no período de lactação, causando muitos prejuízos aos produtores. “A mastite (definida como a inflamação nos tetos) costuma vir acompanhada da metrite, infecção do útero. Ambas causam a redução na produção de leite, a chamada de agalaxia”, explica o médico veterinário e coordenador técnico de suínos da Vetoquinol Saúde Animal, André Buzato.

Os sintomas surgem no período de até três dias após o parto e incluem anorexia, febre e edemas nas glândulas mamárias. O suinocultor também deve ficar atento ao comportamento dos leitões. Em caso de Síndrome M.M.A., eles tentam mamar, mas o leite não sai. Sem os nutrientes do leite, os filhotes ficam fracos e desidratados. Consequentemente, não ganham peso, prejudicando bastante o seu desenvolvimento.

A Síndrome de M.M.A. é causada por vários agentes, incluindo Escherichia coliEstreptococus b hemolítico, Micoplasma e Klebsiellas. “Vários fatores podem auxiliar esses agentes a causar infecções no útero e nas mamas, incluindo excesso de umidade nas granjas – razão pela qual essa doença ocorre mais em períodos de altas temperaturas –, falta de pisos ripados nas baias, falta do sistema all-in all-out nas propriedades, além da retenção fetal e placentária, dos partos distócicos e de intervenção obstétrica mal realizada”, informa Buzato.

Para o tratamento da Síndrome M.M.A., a Vetoquinol oferece Tolfedine CS, primeiro anti-inflamatório não esteroidal à base de ácido tolfenâmico, princípio ativo exclusivo da empresa no Brasil, que atua como adjuvante no tratamento da Síndrome M.M.A. “Tolfedine CS tem tripla ação – analgésica, anti-inflamatória e antipirética – e oferece potente tratamento para a Síndrome da MMA em uma única dose de ação rápida e prolongada”, conclui André Buzato.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.132 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). Site: www.vetoquinol.com.br

FONTE: ASSESSORIA TEXTO COMUNICAÇÃO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com